Cultura

I Noite Intercultural da UPF

29/10/2019

19:07

Por: Assessoria de Imprensa

Evento ocorre no dia 31 de outubro no campus I

A I Noite Intercultural da Universidade de Passo Fundo (UPF) será na quinta-feira, dia 31 de outubro, das 19h30 às 22h, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), campus I. A ação é organizada pela Assessoria Internacional, em conjunto com cursos do IFCH e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), que visa evidenciar a internacionalização na Instituição.

O propósito da ação é reunir alunos (intercambistas e alunos regulares) e professores das diferentes etnias/países que estudam e trabalham na UPF, bem como os brasileiros, além de convidados estrangeiros. Os participantes poderão levar recordações e informações de seus países de origem, em uma espécie de 'mini feira', como objetos, fotos, mapas, bandeiras, cartazes, roupas, e, até comidas. Além disso, será um momento no qual os presentes poderão se comunicar em diferentes idiomas, em um ambiente de interação e descontração.

A coordenadora da Assessoria Internacional, Dra. Luciane Sturm, destacou a importância da atividade. “A grande diversidade de culturas e idiomas, hoje, na UPF é bastante relevante para o processo de “internacionalização em casa”, pois, essa interação é uma forma de possibilitar que todos tenham acesso ao inter e multiculturalismo, possibilitando crescimento e aprendizado que humaniza as pessoas”, salientou Luciane.

Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de saber mais sobre os programas de intercâmbio que a UPF oferece, via Assessoria Internacional, bem como os cursos da UPF Idiomas, que estará presente com seus professores e alunos. 

Paralelamente a essa atividade, também, acontecerão atividades em diferentes salas do IFCH, relativas ao Halloween e Día de los muertos, o Hallomuertos - ação já tradicional organizadas por alunos e professores de Letras. Dentre as atividades: Guess who? e Trick or Treat, com fantasias de Halloween; Sala Sensory Trail; literatura de terror; altar de Día de Los Muertos; Una familia tradicional mexicana – Coco; Los Rebeldes Mexicanos e Las Calaveras salen de la tumba – apresentações artísticas.

O curso de Filosofia também estará integrado ao evento com a atividade "Quem tem medo do escuro? Filosofia, medos e crenças", organizado pelos professores, Dra. Cínthia Roso Oliveira e Dr. Luís Francisco Fianco Dias. Essa ação acontecerá na sala 229, em três horários: 20h, 20h30min e 21h.
 
Os eventos são gratuitos, não requerem inscrição e estão abertos a toda a comunidade.