Pesquisa e Inovação

Curso de Letras e Programa de Pós-Graduação em Letras promovem V Encontro sobre a Linguagem da Criança

29/10/2021

08:30

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A quinta edição do Encontro Nacional sobre a Linguagem da Criança, promovido pelo curso de Letras e pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade de Passo Fundo (UPF), ocorre de 22 a 24 de novembro. Criado pelo Grupo NALingua (Núcleo de Estudos em Aquisição da Linguagem), com pesquisadores de diferentes Universidades (UFAL / UFPB / UFPE / UFRGS / UNESP / UNICAMP / UNIFESP / USP / UPF / Université Paul-Valéry Montpellier 3), os Encontros integram esses pesquisadores a outros de distintas universidades brasileiras. O Grupo de Pesquisa NALingua é coordenado pela professora Dra. Alessandra Del Ré, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

Neste ano, o Encontro tem como tema uma questão transversal ao campo aquisicional: a relação língua-discurso. As concepções de língua, de discurso e da relação língua-discurso variam conforme a perspectiva teórica adotada por cada pesquisador, mas representam interesses comuns àqueles que estudam a linguagem da criança com ênfase no uso da língua e nas relações humanas - marca das pesquisas do grupo NALingua.
 
São conferencistas com participação confirmada no evento: Dra. Cecilia Rojas Nieto, da Universidad Nacional Autónoma de México; Dra. Lodenir Karnopp, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; e Claudemir Belintane, da Universidade de São Paulo.

Os pesquisadores do Grupo NALíngua participarão de seis Janelas de Debate nos três dias de evento, nas quais discutirão suas pesquisas mais recentes. Tanto as conferências como as Janelas serão transmitidas pelo canal do Programa de Pós-Graduação em Letras no YouTube e poderão ser acompanhadas por todos os interessados nos temas de pesquisa acerca da linguagem da criança, sem necessidade de inscrições prévias.

A abertura ocorre no dia 22/11, às 9h. Logo após, às 10h, acontece a conferência de abertura “En busca del encuentro comunicativo - Despliegues de intersubjetividad en la interlocución infantil temprana”, com Cecilia Rojas Nieto (Instituto de Investigaciones Filológicas e Universidad Nacional Autónoma de México). A programação completa pode ser conferida AQUI.

Submissão de trabalhos
Até este domingo, 31 de outubro, pesquisadores das Instituições que compõem o Grupo de Pesquisa poderão submeter trabalhos para serem apresentados em sessões de comunicação ou no formato de pôsteres, conforme orientações no site do evento.

Serão dias de intenso debate científico, promovendo-se a democratização e o acesso aberto à pesquisa acadêmica.

Mais informações sobre o V Encontro Nacional sobre a Linguagem da Criança estão disponíveis neste link.