Pesquisa e Inovação

PPGH indica Tese do Ano 2020

08/04/2021

08:46

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF) divulga o resultado do processo de indicação da “Tese do Ano 2020”, dentre as defendidas no PPGH ao longo do ano passado. O processo contemplou a eleição da melhor tese por cada uma das três linhas de pesquisas do Programa e, num segundo momento, a escolha da melhor entre as indicadas pelo Conselho de Pós-Graduação (CPG) do PPGH.

Como “Tese do Ano 2020”, foi indicado o trabalho intitulado ““Politicalha de Aldeia": os criminalizados do Estado Novo no Oeste de Santa Catarina à luz dos processos-crime do Tribunal de Segurança Nacional”, de autoria de Leandro Mayer. O trabalho foi orientado pelo professor Dr. Adelar Heinsfeld, que recebe o título de Mérito Acadêmico, atribuído ao docente orientador da tese vencedora.

Na tese, Leandro investigou um conjunto de inquéritos policiais instaurados contra indivíduos estabelecidos no Oeste de Santa Catarina, cujos autos foram transformados em processos-crime junto ao Tribunal de Segurança Nacional no Rio de Janeiro. O foco foram as medidas repressivas decorrentes da campanha de nacionalização naquela zona fisiográfica durante o Estado Novo (1937-1945).

Confira a tese de Leandro Mayer AQUI.

A Tese vencedora será a indicada do PPGH para concorrer ao Prêmio Capes de Tese – Edição 2021.