Ensino

Rede de Pesquisa em Patrimônio Cultural e Acervos realiza encontro virtual

22/09/2020

16:16

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

A patrimonialização cultural de arquivos no Brasil será o tema da agenda

A Rede de Pesquisa em Patrimônio Cultural e Acervos do Programa de Pós-Graduação em História (Repac-PPGH) da Universidade de Passo Fundo (UPF) promove, no dia 8 de outubro, a partir das 19h30min, um encontro on-line com o título "A patrimonialização cultural de arquivos no Brasil: processo histórico, modelos e perspectivas". A temática será abordada pelo professor Me. Francisco Cougo Junior (UFSM). A inscrição é gratuita e já pode ser realizada AQUI.

A Repac foi formada para articular interessados nas discussões de acervos sobre história, memórias, patrimônios e as diversas tipologias de acervos histórico-culturais como museais, arquivísticos, bibliográficos, fotográficos, entre outros. A Repac vem se fortalecendo desde a sua divulgação, em agosto de 2020, com membros de vários estados do país, para além dos profissionais e pesquisadores locais e regionais.

Conheça o ministrante

Francisco Cougo Junior é professor assistente do curso de Arquivologia, vinculado ao Departamento de Documentação, Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), mestre em História, especialista em Ética e Educação em Direitos humanos e bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em projeto dedicado à investigação sobre a patrimonialização de arquivos no Brasil. Integra o Grupo de Pesquisa Pluralismo, Interculturalidade, Decolonialidade e as Transformações nos Estados Latino-Americanos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É também um dos coordenadores do Programa de Aperfeiçoamento, Pesquisa e Estudos em Arquivos (PAPEARQ).