Vidas Negras: exposição itinerante valoriza a agência afrodescendente em Passo Fundo
04/02/2026
15:28
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
O Projeto “Vidas Negras: memórias da escravidão, liberdade e pós-emancipação no norte do Rio Grande do Sul", promovido pelo Arquivo Histórico Regional (AHR), Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF), Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) e curso de História da Universidade de Passo Fundo (UPF), tem desenvolvido práticas variadas de valorização e produção de materiais. A iniciativa conta com a ajuda de voluntários, estudantes de pós-graduação e de graduação, por meio da disciplina História da África e da Cultura Afro Brasileira, além de equipes do AHR e IHPF.
Entre as produções recentes do projeto temos a exposição itinerante Vidas Negras, lançada em novembro de 2025, que destaca trajetórias de membros da comunidade local em painéis e vídeos. Já estão previstas mostras da Exposição na Escola Irmã Maria Margarida, no Campus II da UPF (Escola de Medicina), UFFS-Passo Fundo e Associação Cultural Afro-Umbandista Ilê Iansã e Oxalá (ACAIIO), de Marau/RS. Em caso de interesse em receber a mostra, é possível entrar em contato pelo e-mail jociane@upf.br.
O material já produzido e finalizado pelo projeto está disponível no repositório de dados, criado no site do AHR, que pode ser acessado gratuitamente. Ali constam verbetes, catálogos de acervos com referência a afrodescendentes e o canal dos vídeos. Neste repositório novos materiais serão progressivamente incluídos.
Notícias relacionadas
