Cultura

Prestigie a exposição “Trabalho, sociedade e território: os trabalhadores no desenvolvimento de Passo Fundo”

05/05/2023

08:05

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

No mês do trabalhador, uma homenagem a quem fez e faz a história da cidade

Tendo como fontes os registros do acervo do Arquivo Histórico Regional (AHR), setor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) e ao curso de História da Universidade de Passo Fundo (UPF), a exposição “Trabalho, sociedade e território: os trabalhadores no desenvolvimento de Passo Fundo” já pode ser prestigiada. A mostra tem como eixo articulador os trabalhadores como força central para o desenvolvimento de diversas áreas em Passo Fundo e o impacto do trabalho na transformação da paisagem do município. Através do acervo fotográfico de diferentes fundos do AHR, é proposta a reflexão sobre as transformações espaciais, sociais e tecnológicas relacionadas ao trabalho.

As fotografias apresentadas trazem registros de trabalhadores na cidade de Passo Fundo desde o início do século XX até o início do século XXI. A exposição abrange trabalhadores do meio urbano e rural que, a partir de diversas profissões, contribuíram para o desenvolvimento do município nas mais diversas áreas, seja no campo dos transportes e indústria, ou nas áreas da saúde e educação.
Embora as imagens remetam ao tempo passado, elas também propõem uma reflexão sobre o tempo presente.

Confira a mostra no hall do prédio B4 do Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade (IHCEC) da UPF e no hall da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, situada no Parque Banhado da Vergueiro.