PPGH recebe professor Durval Muniz de Albuquerque Jr. para disciplina, lançamento de livro e conferência
07/10/2025
14:32
Por: Assessoria de Imprensa
Entre os dias 1º e 3 de outubro, o Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade de Passo Fundo (UPF) recebeu o professor Dr. Durval Muniz de Albuquerque Jr. (UFRN/UFPE) para uma intensa programação acadêmica.
Durante a visita, o docente ministrou a disciplina concentrada intitulada “Entre a carne e a letra: as dimensões ético-políticas da escrita da história”, na qual discutiu a relação entre a escrita da história e as dimensões corporais e afetivas dos pesquisadores da área. A proposta da disciplina partiu da reflexão sobre a historicidade dos corpos humanos, das identidades de gênero, dos desejos e das paixões, e de como esses aspectos influenciam o modo de pensar e escrever a história.
Segundo o professor, nos textos historiográficos estão inscritas imagens do corpo de seus autores, frequentemente marcadas por silenciamentos e pela tentativa de apagar a carnalidade do sujeito que escreve.
Além da disciplina, o professor também participou do lançamento de sua obra “A pele da história: Corpo, tempo e escrita historiográfica” e ministrou a conferência “Emoções de arquivo: afetos, empatia e desejos como dimensões políticas da pesquisa histórica”, parte da programação do IV Seminário Internacional da Rede de Pesquisa em Acervos e Patrimônio Cultural. O evento é promovido pela Rede de
Pesquisa em Acervos e Patrimônio Cultural (REPAC), vinculada ao PPGH/UPF, com apoio do Arquivo Histórico Regional (AHR), Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) e da Associação de Amigos do AHR (AMAHR).
Durval Muniz de Albuquerque Jr. é mestre e doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com pós-doutorados em Educação pela Universidade de Barcelona e em Teoria e Filosofia da História pela Universidade de Coimbra. É professor titular aposentado da UFRN, professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em História da UFRN e da UFPE, e colaborador no Programa de Pós-Graduação em História do CERES (Caicó-RN). Bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPq – Nível 1A), atua como presidente da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (triênio 2024–2027), coordenador do grupo Corpus – estudos e pesquisas em história dos corpos e das sensibilidades, e integra os grupos Histor e História dos Sertões.
Notícias relacionadas