Ensino

PPGH premia melhor tese e dissertação

13/10/2022

14:28

Por: Assessoria de Imprensa

Com o propósito de incentivar e valorizar a qualidade da produção acadêmica, o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF) promoveu o Prêmio PPGH/UPF de Teses e Dissertações.

O Prêmio, divulgado pelo edital 03/2022, considerou os trabalhos defendidos e homologados no ano de 2021. Os integrantes de cada uma das três linhas de pesquisa (Política e Relações de Poder; Economia, Espaço e Sociedade; e Cultura e Patrimônio) elegeram a melhor tese e dissertação defendidas no escopo da mesma no ano anterior. Em seguida, o resultado foi informado ao Conselho de Pós-Graduação (CPG), que compõe uma Comissão de Avaliação, formada pela Coordenadora do Programa e dois membros externos, de Programas com conceito igual ou superior ao PPGH.

Neste ano, foram contemplados por unanimidade:

Tese: Dom Carlos Duarte Costa: redes de sociabilidade intelectual nas revistas Mensageiro de Nossa Senhora Menina e Luta! (1940-1961)
Autor: Anderson José Guisolphi
Orientadora: Gizele Zanotto

Dissertação: Da Constituinte ao Plebiscito: discussões e representações sobre formas e sistemas de governo nas revistas Manchete e Veja (1987-1993)
Autor: Roberto Biluczyk
Orientador: Alessandro Batistella

Os autores receberam atestado do Prêmio PPGH/UPF de Teses e Dissertações, e seus orientadores, respectivamente, o Mérito Acadêmico.