Pesquisa e Inovação

Os desafios da pesquisa na perspectiva do mundo rural

23/05/2019

15:17

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

Programa de Pós-Graduação em História promoveu o I Colóquio do Núcleo de Estudos Históricos do Mundo Rural

Vinculado à linha de pesquisa Espaço, Economia e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF), o Núcleo de Estudos Históricos do Mundo Rural (Nehmur) promove, nesta quinta-feira (23), o I Colóquio Mundo Rural, Regiões e Fronteiras. Reunindo pesquisadores de diversas instituições, o evento se propõe a lançar questionamentos sobre os desafios, as perspectivas e o fortalecimento das pesquisas que abordam a temática dos territórios e do acesso à terra.

A mesa de abertura teve como tema “Mundo rural, regiões e fronteiras no processo de (re)apropriação territorial e agrária: a pesquisa e os desafios contemporâneos”, com a presença do professor Dr. José Antônio Moraes do Nascimento, do Departamento de História e Geografia da Unisc; do professor Dr. Paulo Afonso Zarth, pesquisador CNPq; e da professora Dra. Arlene Renk, do PPG em Ciências Ambientais da UnoChapecó. A mediação foi da professora Dra. Ironita P. Machado, coordenadora do Nehmur.

Segundo a professora Ironita, o evento integra as comemorações dos 20 anos do PPGH e tem a intenção de ampliar os espaços de reflexão sobre o mundo rural, envolvendo temáticas como territorialização, reforma agrária, movimentos sociais e agricultura. “O Colóquio busca consolidar esse trabalho cooperativo, discutindo questões como: diante do atual contexto brasileiro, quais os desafios das pesquisas que adotam a perspectiva do mundo rural? Como fortalecer a pesquisa? Qual o nosso papel enquanto historiadores na pesquisa e na atual conjuntura? A partir disso, também vamos propor ações coletivas, promovendo uma pesquisa interinstitucional”, destacou.

A programação segue até a noite com discussões que versarão sobre ocupação territorial, movimentos sociais, história ambiental, agricultura e história agrária.