Pesquisa e Inovação

Doutorando do PPGH apresentou trabalho em evento na Polônia

16/09/2019

15:49

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O doutorando do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF), Anderson Guisolphi, apresentou trabalho em simpósio científico na Breslávia, Wrocław, Polônia, que ocorreu de 11 a 13 de setembro. O III Simpósio Internacional “Recentes resultados dos estudos americanos: Passado e presente do Novo Mundo” é organizado pela Universidade de Wrocław e pela Academia Polonesa de Ciências.

O trabalho apresentado por Guisolphi no evento visou aproximar a área de pesquisa de cultura, patrimônio e arqueologia das mais recentes pesquisas no continente americano, para, dessa maneira, ampliar e fortalecer este campo de conhecimento no PPGH. Para isso, o doutorando apresentou a trajetória do achado arqueológico denominado Estela Missioneira, uma rocha com inscrições rupestres encontrada no município de Fontoura Xavier/RS, e que está sob os cuidados do Núcleo de Pré-história e Arqueologia (Nupha) e do Laboratório de Cultura Material e Arqueologia (Lacuma). 

Conforme Anderson Guisolphi, as questões que foram abordadas no simpósio dizem respeito aos resultados das pesquisas mais recentes no campo da arqueologia, história da arte, etnologia e história das Américas, bem como sua importância para aprender sobre o desenvolvimento das sociedades pré-colombianas e coloniais da região. “A reunião permitiu a troca de experiências entre representantes de instituições científicas individuais e, ao mesmo tempo, foi uma excelente oportunidade para conduzir discussões sobre vários aspectos da pesquisa entre americanistas. Sem dúvida, também contribuiu para estabelecer contatos entre instituições e integração entre pesquisadores”, comentou o doutorando do PPGH. 

Durante os três dias de evento, que aconteceu no Instituto de Arqueologia da Universidade de Wrocław - um dos maiores e mais antigos centros acadêmicos da Polônia - pesquisadores de diversos países apresentaram suas mais recentes conclusões de pesquisas sobre pré-história e arqueologia no continente americano. O convite ao PPGH para enviar participante, esteve sob os cuidados do professor Dr. Jozeph Szykulski da Universidade de Wrocław, que também organizou o evento. A viagem foi patrocinada em ação de internacionalização pelo Programa PROM, da Universidade Wrocław, como mais uma das ações do convênio e parceria já iniciados anteriormente com a instituição polonesa. Anderson tem apoio da bolsa FUPF para a realização do doutorado na UPF.