Pesquisa e Inovação

UPF diploma 64 novos mestres e doutores

23/10/2023

13:42

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Cerimônia foi realizada na última sexta-feira, 20 de outubro, no Centro de Eventos

Sessenta e quatro novos mestres e doutorados se uniram aos mais de 3 mil pesquisadores já formados pela Universidade de Passo Fundo. Na última sexta-feira, 20 de outubro, os mestres e doutores, dos 15 Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade, foram diplomados em uma cerimônia que reuniu, no Centro de Eventos, coordenadores, orientadores e professores, além de familiares e amigos para celebrar esta importante conquista.

A UPF vem, há 27 anos, permanentemente, investindo na consolidação dos cursos de mestrado e doutorado com o compromisso com a ciência e a formação de novos cientistas. Esse esforço resultou, além do aumento nas notas de vários Programas na última avaliação, na conquista de aproximadamente 60 novas bolsas da Capes. “Ao longo dos anos, a UPF escolheu consolidar-se como Universidade comunitária regional, de excelência, buscando, entre outras coisas, o reconhecimento da sua qualidade, dos seus valores acadêmicos, do seu compromisso social e de suas ações inovadoras e sustentáveis. Em se tratando de escolhas, ação é a palavra-chave”, destacou o pró-reitor Acadêmico professor Dr. Edison Alencar Casagranda, presente na cerimônia. 

De acordo com o pró-reitor, o compromisso da Universidade tem sido com as pessoas e com a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. “A UPF tem investido pesado na formação e na produção do conhecimento, e muitas são as ações que mostram a evolução institucional no âmbito da pós-graduação stricto sensu”, pontuou. Hoje, são mais de 3 mil profissionais formados, quase 3 mil dissertações defendidas, mais de 350 teses defendidas, mais de 180 projetos de pesquisa institucionalizados, mais de 70 grupos de pesquisa, 348 bolsas Prosuc/Capes e mais de 1500 horas semanais de professores direcionadas à pesquisa e à extensão. “São 27 anos de uma história bonita, de uma dedicação coletiva. O stricto sensu trouxe qualidade acadêmica para a Instituição, perspectivas de continuidade de formação para os nossos estudantes, e, sem sombra de dúvidas, um diferencial formativo para a região”, completou.

Representando os novos mestres e doutores, a Dra. Raísla Girardi Rodrigues parabenizou a todos os diplomados pelo comprometimento com a pesquisa, pelas horas dedicadas a leitura e escrita, pelas inovações propostas, pela seriedade com a qual percorreram essa jornada que é, segundo ela, por muitas vezes exaustiva e desafiadora, mas acima de tudo, transformadora. “Que sigamos acreditando no poder da educação, que nossos passos abram novos caminhos, novas possibilidades e novos questionamentos, e que possamos continuar propondo melhorias, reflexões e mudanças onde quer que estejamos”, destacou.