Notícias UPF

Mestrados e Doutorados com inscrições abertas na UPF

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Camila Guedes

Seis oportunidades de aperfeiçoamento são oferecidas a partir desta sexta-feira, dia 8 de maio

Os novos tempos estão se apresentando e os profissionais precisarão se adaptar e estarem preparados para inovar, propor e melhorar processos. Pensando em ser uma ferramenta para essas novas realidades, a UPF abre, a partir desta sexta-feira, dia 8 de maio, as inscrições para cursos de mestrado e doutorado nos Programas de Pós-Graduação em Bioexperimentação, Computação Aplicada, Educação, Envelhecimento Humano, História e Projeto e Processos de Fabricação. Para se inscrever, acesse www.upf.br/pos.

A formação é fundamental em todas as áreas e os mestrados e doutorados contribuem para que os profissionais sejam capazes de voltar os olhos para o futuro, pensando novas metodologias, encontrando soluções para problemas práticos e melhorando a vida das pessoas. Para o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dr. Antônio Thomé, especialmente nesse momento de pandemia, o ensino e o stricto sensu se mostraram muito valiosos nas soluções de problemas que o mundo todo vem enfrentando. “Isso é um fator motivador para quem está em dúvida se faz ou não sua formação em nível de stricto sensu. É através da pesquisa e do conhecimento que nós vamos enfrentar os problemas que estão sendo impostos nessa sociedade moderna”, destacou.

Ainda sobre o momento que o país está vivendo, o professor ressaltou que é uma missão importante para a Instituição, a de não parar e manter as aulas neste período. “Nós continuamos com o ensino on-line e tomamos a decisão de fazer todas as seleções dos Programas. Nós aprendemos que o ensino não precisa necessariamente ser presencial, é possível manter uma certa aproximação hoje, com o auxílio da tecnologia, e obter conhecimento e fazer pesquisa mesmo estando distantes”, completou.

Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação
A bioexperimentação possibilita o desenvolvimento de pesquisas sob orientação e critérios científicos, e a qualificação de atividades vinculadas à docência, pesquisa, prestação de serviços ou no setor produtivo.

O curso busca, também, profissionais já inseridos no mercado de trabalho e que sentem a necessidade de compreender melhor os fenômenos biológicos inerentes ao seu trabalho e que lhe permita, dessa forma, tomar decisões baseadas em estudos e evidências cientificamente comprovadas pela experimentação. 

As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de julho. Para saber mais sobre o curso, conhecer o corpo docente, disciplinas e pesquisas já desenvolvidas, basta acessar o site www.upf.br/ppgbioexperimentacao.

Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada
O programa visa contribuir com o fortalecimento e a inovação tecnológica de importantes segmentos socioeconômicos da região de abrangência da Universidade de Passo Fundo, especialmente em Tecnologia da Informação, Agricultura e Saúde.

Modalidade de Mestrado profissional, ele se diferencia no mercado por focar ações práticas, voltadas a quem atua em empresas, industrias e setores importantes da sociedade.

Detalhes sobre o Programa, bem como suas linhas de pesquisa, podem ser acessados no site www.upf.br/ppgca. As inscrições seguem abertas até o dia 6 de julho.

Programa de Pós-Graduação em Educação
Uma das áreas que mais se transformam, a educação tem precisado cada vez mais de novas metodologias, estratégias e procedimentos. O Mestrado e Doutorado em Educação apresentam a tradição da UPF na formação nesta área, juntamente com a expertise de professores pesquisadores, além de diversas parcerias internacionais.

As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de junho e é possível conhecer um pouco mais sobre os cursos no site www.upf.br/ppgedu.

Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano
Um dos compromissos do curso é formar agentes transformadores da sociedade. Com a transformação intensa do mundo, o envelhecimento humano é um tema de fundamental compreensão e, por isso, o objetivo do Programa é formar pesquisadores, docentes e profissionais para atender às demandas biológicas, psicossociais, educacionais e de inovação tecnológica, contribuindo para a produção e a socialização de conhecimentos de natureza interdisciplinar e multidimensional do envelhecimento humano.

A área de concentração do programa, Envelhecimento Humano, Saúde e Sociedade, compreende o envelhecimento como processo multidimensional que desafia diversos setores da sociedade contemporânea com demandas interdisciplinares. As inscrições podem ser feitas até 30 de junho para o Mestrado e Doutorado.

Mais detalhes no site www.upf.br/ppgeh.

Programa de Pós-Graduação em História
Com linhas de pesquisa sobre Política e Relações de Poder, Economia, Espaço e Sociedade e ainda Cultura e Patrimônio, o Programa se diferencia na formação de novos pesquisadores. 

Seu compromisso está na busca pela formação de profissionais de alto nível, comprometidos com o avanço do conhecimento na área de História e com o exercício do ensino, da pesquisa e da extensão e de outras atividades.

Saiba mais acessando www.upf.br/ppgh. As inscrições para o Doutorado podem ser feitas até 28 de junho e para o Mestrado até 5 de julho.

Programa de Pós-Graduação em Projeto e Processos de Fabricação
O Mestrado objetiva contribuir efetivamente para o desenvolvimento tecnológico regional por meio da formação de mestres com orientação profissional para a indústria, além do desenvolvimento de estudos avançados na área de projeto e processos de fabricação, com foco na capacitação técnico-científica para alunos das engenharias e áreas afins.

Com linhas de pesquisa em Processos de Fabricação, Projeto de Máquinas e Equipamentos e Seleção de Materiais Aplicados ao Projeto e Fabricação, o Programa visa capacitar os profissionais que já atuam no mercado de trabalho.

As inscrições podem ser feitas até 6 de julho. Para conhecer mais sobre o curso, acesse www.upf.br/ppgppf.