Periódico e livros

Livros

 

O PPGEH lança de forma sistemática duas coleções. A série Envelhecimento Humano e a série Gerontologia, Saúde e Sociedade. A partir da produção científica de seus professores, colaboradores e discentes, as séries de publicações visam socializar e difundir o conhecimento acadêmico numa abordagem multi e interdisciplinar. Na forma de livros, organizados alternadamente pelos membros do seu corpo docente, mas com a participação, na forma de publicação, de outras IES e também de professores da comunidade internacional com o qual o programa mantém intercâmbio. Registra-se ainda a Série Doenças Crônicas do grupo de pesquisa GEPIBIC. Esta série promove intercâmbio, a exemplo das demais séries, com a graduação, lato sensu e  stricto  sensu tanto da produção oriunda da UPF quanto de outras IES.


Envelhecimento Humano: Retratos do conhecimento

Organizadoras:
Marilene Rodrigues Portella
Ana Carolina Bertoletti De Marchi
Luciane Meotti de Andrade

Ano: 2020
 
DOWNLOAD PDF   
 
Investigar o processo de envelhecimento humano tem sido o objetivo do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da UPF há mais de uma década.  A transição demográfica atual nos desafia com a necessidade de estudos que possam subsidiar políticas públicas e novas práticas cotidianas para que seja possível projetar um envelhecimento com qualidade de vida. Esta obra faz parte de uma série que vem sendo construída paulatinamente ao longo dos anos, a partir da colaboração de professores, alunos, egressos e pesquisadores da área. Portanto, os capítulos aqui presentes são frutos de um trabalho interdisciplinar que engloba demandas biológicas, psicossociais, educacionais e de inovação tecnológica, amparados pelo desejo de se fazer ciência e socializar seus resultados com a comunidade.  A obra está organizada em 18 capítulos, os quais estão vinculados às linhas de pesquisa do PPGEH, a saber: Aspectos Biopsicossociais do Envelhecimento Humano e Gerontecnologia. 


Envelhecimento Humano: aspectos populacionais e de saúde na contemporaneidade

Organizadoras:
Marlene Doring
Cleide Fátima Moretto
Astor Antônio Diehl

Ano: 2017
 
DOWNLOAD PDF   

Este livro apresenta textos que abrem um espectro amplo para os estudos do processo de envelhecer, do curso da vida: vão desde a demografia até o suicídio, passando pelas importantes e necessárias minúcias dos alimentos saudáveis e do cuidado do corpo. São textos escritos por professores e mestrandos das mais diferentes áreas de formação, que estão querendo, mais do que nunca, dialogar em torno de uma mesa redonda, sem as contumeiras pontas e quinas, apesar de haver várias dificuldades momentâneas. A partir dos textos reunidos, colhemos três grandes preocupações iniciais: a primeira  preocupação é a promoção da saúde para o envelhecimento humano saudável; a segunda são cuidados preventivos dos agravos ligados ao envelhecimento; e a terceira, finalmente, é a descrição das terapias utilizadas, quando a doença já se instalou no corpo. Estimulante leitura a todos!


OUTRAS OBRAS

Bioquímica aplicada - volume 1

Organizador:
Luciano de Oliveira Siqueira

Ano: 2020

Download

Bioquímica é a ciência da vida em termos moleculares, partindo desta premissa, elaborou-se o presente livro com intuito de fornecer informações relacionadas a ciências da vida para todos os estudantes e profissionais da área da saúde. Sua redação foi cuidadosamente elaborada com a finalidade de não se distanciar das demais ciências básicas da saúde e com o cuidado de fazer ligações e conexões com aspectos clínicos da área médica. O leitor se beneficiará da leitura deste livro pelo cuidado que os autores tiveram de fazer a interlocução com outras ciências básicas da saúde, como fisiologia, histologia, anatomia, patologia, toxicologia, genética e ciências médicas, para conexões com aspectos clínicos que caracterizam a bioquímica clínica.


Bioquímica aplicada - volume 2

Organizador:
Luciano de Oliveira Siqueira

Ano: 2020

Download

A construção do presente livro teve a premissa de que bioquímica é o estudo da vida em termos moleculares, sem perder o olhar para a interlocução com outras disciplinas básicas e sua aplicação clínica. A elaboração deste manuscrito levou em consideração a necessidade de transformar o conteúdo de característica abstrata da bioquímica em algo mais concreto, aplicado e com interlocução com outros conteúdos abordados em outras disciplinas das ciências básicas da saúde. O leitor se beneficiará de uma leitura leve, sem excesso de dados e rotas moleculares complexas, uma vez que o texto foi construído para permitir uma aplicabilidade ao conhecimento da bioquímica, fornecendo embasamento molecular com exemplos e aplicação clínica em cada capítulo.


Bioética e envelhecimento humano: anseio e perspectivas 

Organizador:
Nadir Antônio Pichler
Luiz Antonio Bettinelli
Adriano Pasqualotti

Ano: 2018

Download

Esta obra é resultado da produção de textos de discentes e docentes da disciplina Bioética e Envelhecimento Humano, do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano, da Universidade de Passo Fundo, e tem como objetivos apresentar e descrever alguns resultados sobre a relação entre bioética e envelhecimento humano na perspectiva das ciências humanas e da saúde. Desejamos a todos uma boa leitura.


Tecnologias de informação no processo de envelhecimento humano

Organizador:
Adriano Pasqualotti
Henrique Gil
Fausto Amaro

Ano: 2015

Download PDF       Download EPUB

O aumento da longevidade é uma das grandes vitórias da geriatria e gerontologia. Entretanto, podemos elaborar uma pergunta que nos remete a uma reflexão profunda sobre viver cada vez mais: A qualidade de vida e o envelhecimento ativo acompanham essa grande conquista? E a resposta que encontramos é precocemente: Não! A base que utilizamos para afirmar tal resposta se pauta pela incidência cada vez maior de doenças crônicas que acomete as pessoas idosas, como por exemplo, diabetes, Alzheimer, Parkinson e incapacidades funcionais, evidência concisa desse processo. Entretanto, podemos alterar essa realidade se realizarmos uma mudança profunda de nossas escolhas e comportamentos. Há diversas formas, procedimentos e meios que possamos adotar para executar tal mudança. São práticas relacionadas à filosofia de vida que adotamos; ao consumo alimentar que seguimos; ou à forma como nos relacionamos e interagimos em redes sociais. Este último aspecto é o tema que abordamos neste e-book. Organizamos uma coletânea de textos que buscam analisar o impacto do uso das tecnologias de comunicação e informação no envelhecimento ativo. Convidamos autores de diversas áreas, instituições e países para elaborar textos que pudessem oferecer à comunidade científica uma reflexão sobre comunicação, tecnologias e pessoas idosas. Entendemos que a profundidade da forma como o tema foi abordado, nos onze capítulos que formam o e-book, permite afirmarmos que a meta foi alcançada.


Organizador:
Adriano Pasqualotti

Ano: 2012

Download

Sob o foco da contemporaneidade e em uma perspectiva multidisciplinar, as tecnologias de interação e comunicação têm se caracterizado por provocar mudanças na forma como devemos proceder para realizar a divulgação do conhecimento no tocante aos aspectos da interatividade aplicados à gerontologia e saúde. No contexto da sociedade do conhecimento e da informação, a obra é um trabalho colaborativo que contempla aspectos. Os conteúdos apresentados nos diversos capítulos que compõem a obra são resultados de uma ampla e sistemática revisão realizada por autores brasileiros e estrangeiros.