Ensino

UPF e Universidade de Kassel potencializam ações de internacionalização

11/04/2024

17:26

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

Instituição da Alemanha e o Programa de Pós-Graduação em Educação têm parceria desde 1999

Desde 1999, a Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e a Universidade de Kassel, na Alemanha, mantêm um Convênio de Mútua Cooperação Internacional. A parceria proporciona o desenvolvimento de pesquisas e ações de formação continuada. Na última semana, dentro deste contexto, o professor Dr. Dirk Stederoth, esteve visitando a Instituição. Na oportunidade, além de realizar diversas atividades, ele foi recebido pela reitoria da UPF.

Ao longo de mais de duas décadas, o convênio proporcionou o intercâmbio entre docentes e discentes, a organização de seminários e colóquios e a publicação de várias coletâneas, entre outras atividades. Também no âmbito deste trabalho de cooperação, a UPF outorgou, em novembro do último ano (2023), o título de Doutor Honoris Causa ao professor Dr. Hans-Georg Flickinger, da Universidade de Kassel.

Para a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, a internacionalização é uma pauta importante e cada vez mais recorrente na Instituição. A presença de professores estrangeiros em atividades dos cursos e programas de pós-graduação reflete o empenho da UPF em estar conectada com instituições de outros países, em trocas e parcerias produtivas nas diferentes áreas do saber. “Ao recebermos o professor Dirk aqui, conseguimos materializar o esforço para que nossos docentes e também nossos estudantes estejam se conectando com o mundo por meio do conhecimento. Este trabalho mostra a qualidade do ensino e da pesquisa da Universidade e nos motiva a construir ainda mais pontes”, frisou.

A agenda de trabalho do professor Stederoth foi acompanhada e traduzida do alemão para o português pelo professor Dr. Claudio Dalbosco, coordenador do convênio. Segundo o docente do PPGEdu, durante sua visita, Stederoth participou de um encontro com doutorandos do Programa que pretendem fazer doutorado na Universidade de Kassel; ministrou uma palestra sobre “Razão e Pluralidade”, junto ao grupo de Pesquisa Filosofia e Educação; e ainda uma palestra sobre “Inteligência artificial e futuro da educação analógica”, realizada junto ao Núcleo de Estudos sobre Filosofia e Educação (NUPEFE).

Conforme Dalbosco, os textos traduzidos das palestras serão publicados na Revista Espaço Pedagógico do PPGEdu e na coletânea “Universidade Formadora” que está em organização e será publicada pela Editora da UPF.

Parte da agenda também esteve a visita a reitoria da UPF. Acompanhado pelo professor Dalbosco e pelos professores, Luiz Marcelo Darroz, diretor do IHCEC e Cleci Werner da Rosa, coordenadora do PPGEdu, ele foi recebido pela reitora, Bernadete Maria Dalmolin e pelos pró-reitores Acadêmico, Edison Alencar Casagranda e Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Antônio Thomé. Na oportunidade, o professor Dirk Stederoth entregou ao pró-reitor Acadêmico a carta-convite da Presidente da Universidade de Kassel, professora Dra Ute Clement, para uma visita oficial à instituição.

Como ações ainda previstas no convênio estão a estadia de pesquisa de curta duração do professor Claudio Dalbosco na Universidade de Kassel, durante os meses de maio e junho deste ano; a visita oficial do professor Edison Casagranda à Universidade de Kassel, que ocorrerá na última semana de junho e; por fim, a realização do III Colóquio Internacional sobre Bildung: perspectivas do diálogo intercultural, no PPGEdu, durante o mês de novembro de 2024, com conferencias já confirmadas dos professores Hans-Georg Flickinger e Dirk Stederoth.

De acordo com a professora Cleci, o Programa de Pós-Graduação em Educação vem, ao longo dos últimos anos, buscando potencializar as ações de internacionalização. Um desses movimentos é a retomada do convênio com a Universidade de Kassel e a consolidação de ações para envolver a comunidade acadêmica. “O professor Dirk já esteve ano passado conosco e agora, além dos tradicionais contatos, ele terá participação em disciplinas, como co-orientador. Ele também é supervisor de um doutorado sanduíche de um estudante do Programa. Existe toda uma mobilidade nesse sentido, e para nós é muito importante, porque é a primeira vez que vamos ter um professor estrangeiro no nosso Programa, o que é muito expressivo nesses quase 30 anos de atividades”, pontuou a coordenadora.