Ensino

Psicanalista de São Paulo participa de atividades no PPGEDU da UPF

02/05/2019

17:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF) e o Projeto Associação Científica de Psicanálise trouxe para Passo Fundo a psicanalista Dra. Julieta Jerusalinsky, professora de pós-graduação do curso de "Teoria Psicanalítica" (COGEAE PUC-SP).  Na tarde do dia 25 de abril, a convidada participou da banca de defesa da dissertação do Mestrado em Educação intitulada “Do berço ao porvir: o fracasso escolar e a estruturação psíquica precoce – uma articulação entre educação e psicanálise”, de autoria da mestranda Vívian Nolasco. Além da Dra. Julieta, estiveram na banca o Dr. Altair Alberto Fávero (coordenador do PPGEDU/UPF), o Dr. Júlio Bertolin (orientador) e o Dr. Francisco Santos (coorientador).  

Na noite desse mesmo dia, a Dra. Julieta proferiu a conferência “Pesquisa em psicanálise e detecção precoce de risco psíquico para o desenvolvimento infantil”, no auditório da Faculdade de Odontologia (FO). A conferência contou com grande participação do público de profissionais da região que trabalham com a primeira infância, professores e estudantes da UPF. 

No dia 26 de abril, em congresso de Psicologia ocorrido em Passo Fundo, Julieta proferiu a conferência “A patologização da primeira infância x a detecção precoce de sofrimento psíquico”, para profissionais e estudantes de Psicologia da região, colocando em relevo as grandes questões sobre o desenvolvimento e a constituição psíquica que os mais pequenos nos colocam já nos inícios da vida. 

Julieta Jerusalinsky
Julieta Jerusalinsky é psicóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com especialização em clínica com bebês pela FEPI Argentina. Realizou mestrado e doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Psicanalista, membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA). É também professora de pós-graduação nos cursos de especialização em "Clínica Interdisciplinar em Estimulação Precoce" e "Clínica Interdisciplinar dos Problemas do Desenvolvimento Infantil", desenvolvidos pelo Centro Lydia Coriat em parceria com diferentes faculdades do Brasil. Tem publicações científicas, experiência clínica e docente, principalmente nos seguintes temas: psicanálise, clínica interdisciplinar com crianças e bebês, estimulação precoce, maternidade e inclusão. Autora dos livros Enquanto o futuro não vem e A criação da criança – Brincar, gozo e fala entre a mãe e o bebê.