Ensino

Pesquisadores do México visitam a UPF

21/12/2021

10:04

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Parceria de mais de 10 anos com o Programa de Pós-Graduação em Educação terá mais ações em 2022

A parceria entre a Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), e a Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMex) já ultrapassa a marca dos 10 anos. Com ações que atuam na consolidação da internacionalização do Programa, diversas atividades conjuntas são realizadas. Na última sexta-feira, 17, os pesquisadores Dr. Aristeo Santos Lopez e Dra Marisa Fátima Roman estiveram visitando o Campus I. Na oportunidade, recebidos pelo coordenador do PPGEdu, professor Dr. Altair Fávero, reforçaram a importância da parceria e realizaram encontros para estabelecer novas movimentações conjuntas.

Segundo Fávero, com o objetivo de consolidar e ampliar o processo de internacionalização, o Programa tem realizado um conjunto de ações no sentido de fortalecer os convênios internacionais existentes e buscar a criação de novos convênios com outras universidades. “Buscamos nos inserir em redes internacionais de pesquisa, integrar novos grupos de pesquisa vinculados a instituições estrangeiras, produzir artigos e capítulos de livros em parceria com pesquisadores dos grupos e instituições conveniadas”, ressalta.

O convênio com a Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx) teve início ainda em 2010, e, segundo o professor, tem resultado em um intenso processo de produção acadêmica e num produtivo intercâmbio de estudantes e pesquisadores. 

Ações para 2022
O representante do Convênio da UAEMéx, Dr. Aristeo Santos López, tem realizado instâncias anuais no PPGEdu, e não foi diferente neste ano, apesar da pandemia. Na reunião de trabalho realizada na última sexta-feira, foram tratados temas importantes, como a produção a ser publicada na coletânea Leituras sobre a pesquisa em política educacional e a teoria da atuação, organizada pelos doutores Altair Alberto Fávero, Carina Tonieto, Evandro Consaltér e doutorando Junior Bufon Centenaro. A coletânea será publicada em abril de 2022 pela editora Livrologia/Chapecó/SC nos formatos impresso e em e-book livre, e conta com apoio do Gepes/UPF, da Capes, do CNPq e dos grupos de pesquisa coordenados pelo Dr. Aristeo na UAEMéx. 

Também está prevista para 2022 a publicação do artigo La vigilancia líquida en las universidades vs sufrimiento psíquico de sus académicos, tendo por autoria o Dr. Aristeo Santos López, o Dr. Altair Alberto Fávero e a Dra. Marisa Fátima Roman. O trabalho será submetido a um periódico internacional.

Na reunião, também foi acordado a participação dos pesquisadores mexicanos em uma das sessões de trabalho do Gepes/PPGEdu (prevista para junho de 2022) em que será tratado sobre o papel do Estado da Arte nas teses e dissertações e que resultará em um capítulo da coletânea organizada pelo Gepes a ser publicada em 2023. Na oportunidade, os pesquisadores formalizaram o convite para que o professor Altair seja o coorientador da tese de Berenice Legorretz, orientanda do Dr. Aristeo Santos Lopez. A co-orientação iniciará oficialmente em março de 2022.

Na avaliação dos professores envolvidos no convênio, a parceria entre os pesquisadores, o compromisso com a solidariedade institucional, a amizade que existe entre todos e o senso de responsabilidade científica são os qualificativos que marcam os mais de dez anos de muita produção de quase duas dezenas de capítulos de livros, diversos artigos em periódicos, participação em diversas bancas de mestrado das duas instituições.