Ensino

MEDUC UPF: programação internacional será totalmente on-line

01/11/2021

14:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Mostra de Educação ocorre de 10 a 12 de novembro e contará com a participação de pesquisadores da Bélgica. Inscrições estão abertas até o dia 5

A quarta edição da Mostra em Educação e em Pesquisa em Educação (MEDUC), promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UPF, ocorre de 10 a 12 de novembro, totalmente on-line. Com inscrições abertas, o evento contará com uma programação intensa e internacional, trazendo para o debate pesquisadores da Bélgica. Para participar do evento, que terá como tema “O direito à educação no século XXI: formação humana e cultura digital em perspectiva”, basta acessar aqui. Os detalhes da programação também estão disponíveis em www.upf.br/meduc.

De acordo com o professor Dr. Altair Fávero, um dos coordenadores da atividade, Jan Masschelein e Maarten Simons são dois importantes pensadores da área da educação, da Universidade Católica de Leuven, Bélgica, e ministrarão a videoconferência Lutas Escolares (School Struggles). A conferência marca a abertura da Mostra, programada para o dia 10 de novembro, às 14 horas. 

Fávero comenta que Masschelein e Simons possuem amplo reconhecimento no campo da pesquisa em educação por fazerem uma defesa sólida da escola como uma questão pública. No livro Em defesa da escola: uma questão pública, traduzido em 2018 para o português e publicado pelo Editora Autêntica, os pesquisadores afirmam que uma das características históricas mais marcantes da educação escolar é oferecer o “tempo livre”, que significa transformar o conhecimento e as habilidades em “bens comuns” e, portanto, o potencial para dar a todos, independentemente de antecedentes, talento natural ou aptidão, o tempo e o espaço para sair de seu ambiente conhecido, para superar e renovar o mundo. 

Dessa forma, segundo os autores, a escola precisa fornecer o “tempo livre” para o pensamento, imaginação, criação, convivência em torno do comum. Por isso, defendem que a escola é uma questão pública. “A conferência será uma oportunidade para compreender melhor a teoria defendida por estes pesquisadores e, além disso, contribuirá para pensar e discutir os desafios da escola brasileira”, ressalta, lembrando que haverá tradução simultânea e transmissão ao vivo, com acesso livre, pelo canal da MEDUC no YouTube

A conferência contará com a mediação dos professores Dr. Altair Alberto Fávero e Dr. Evandro Consaltér.

MEDUC on-line
Será a primeira vez que a Mostra ocorrerá de forma totalmente on-line. Com uma programação bastante qualificada, a movimentação contará com a presença de pesquisadores da Bélgica, Espanha, México e Brasil. 

As inscrições para ouvintes são abertas para o público geral e seguem até o dia 5 de novembro pelo link. A certificação total do evento é de 40 horas.

A IV MEDUC é organizada pelos discentes do PPGEdu/UPF e conta com o apoio da Associação Científica de Psicanálise e Humanidades – Projeto, e da Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo.