Ensino

GEPES/UPF e SME realizam a primeira sessão da Trilha Políticas de Formação de Professores

13/04/2021

11:34

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A primeira sessão de estudo da Trilha Políticas de Formação de Professores, promovida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES) da UPF, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo (SME), foi realizada nesta segunda-feira, dia 12 de abril. A temática também abordou uma retrospectiva dos 10 anos do Grupo. O evento contou com a participação do Dr. Adriano Canabarro Teixeira, secretário de Educação de Passo Fundo, do professor Dr. Altair Alberto Fávero, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e do GEPES, e da professora Dra. Carina Tonieto, docente do IFRS/Campus Ibirubá e vice-coordenadora do GEPES. A atividade foi transmitida no canal do Youtube da Secretaria e do PPGEdu.

Durante o encontro, os participantes ressaltaram o trabalho do GEPES ao longo dos 10 anos, atuando na realização de estudos e pesquisas na área da educação, acumulando uma qualificada e significativa produção bibliográfica que está sendo utilizada na formação de professores do município de Passo Fundo.

 

De acordo com os organizadores, para comemorar os 10 anos de história, o Grupo realizará diversas atividades e dentre estas, cinco obras foram contempladas para o estudo e reflexão na formação de professores da SME Passo Fundo: Educar o educador - reflexões sobre a formação; Leituras sobre John Dewey e a educação; Interdisciplinaridade e formação docente; Leituras sobre Zygmunt Bauman e a educação; e Políticas de formação de professores. 

Para a primeira trilha formativa, foi utilizada como material investigativo, de reflexão e para nortear o debate a obra “Educar o Educador: reflexões sobre a formação”, em que os autores, na ocasião, pontuaram aspectos importantes para pensar a educação na contemporaneidade. O debate pontuou que, ao tornar-se objeto de investigação, a formação docente deu surgimento a uma diversidade de teorias e práticas pedagógicas cujas preocupações geraram uma pluralidade de concepções que valorizam a experiência vivida dos profissionais da educação e ressaltam a centralidade da formação docente no debate das políticas educacionais. 

Os integrantes do GEPES, os professores da educação básica do município de Passo Fundo, além de professores e pesquisadores de diversas regiões do país e de outros países, como México, Angola e Guiné-Bissau, prestigiaram a primeira “Trilha formativa: políticas de formação de professores e Retrospectiva dos 10 anos do GEPES”, participando com comentários e questionamentos que contribuíram significativamente para pensar os desafios da educação. 

Em breve, serão lançados os próximos vídeos e lives que fazem parte do projeto de retrospectiva dos 10 anos do Gepes. Os materiais terão acesso livre pelo canal do Youtube para todos as secretarias de educação que tenham interesse e poderão ser usados nos cursos de formação de professores.