Ensino

GEPES e Filosofia UPF promovem Rodas de Conversa sobre ensino de filosofia no Brasil e no Uruguai

06/05/2021

09:26

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Na última sexta-feira, 30 de abril, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES) com o apoio do curso de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade de Passo Fundo (UPF), realizou a primeira Roda de Conversa sobre o “Ensino de Filosofia no contexto das reformas educacionais neoliberais”.

Transmitida pelo canal do Gepes no YouTube, a atividade contou com a presença do professor Dr. Altair Alberto Fávero, docente do Programa e do curso de Filosofia da UPF; do professor Diego Pereira Ríos, docente de Filosofia em escolas de ensino médio de Montevideo, Uruguai; e do doutorando em Educação, professor Junior Bufon Centenaro. De acordo com os debatedores sempre houve uma espécie de ódio à Filosofia e ao pensamento crítico, principalmente em tempos de ditaduras e autoritarismo. Valendo-se de alguns pensadores contemporâneos, os debatedores reafirmaram a importância da presença da filosofia e das humanidades como sendo imprescindível para a sobrevivência de uma sociedade democrática. Para eles, na realidade atual de obscurantismo e negacionismo, o ensino de Filosofia pode se tornar um espaço e tempo de resistência e de luta em prol da construção de uma sociedade plural e inclusiva.

Também foi refletido na roda de conversa que as reformas neoliberais estão inseridas em um grande contexto da América Latina. Os participantes abordaram o panorama das mudanças que estão em curso por força das pressões do princípios neoliberais e, dentre os pontos destacados, ressaltam que as reformas são justificadas por uma narrativa que ressalta a insuficiência dos sistemas educativos. 

De acordo com o grupo, as reformas neoliberais, por meio de alianças entre poderes nacionais e internacionais, indicam como solução para superar a má qualidade da educação, a introdução da lógica empresarial na Escola. Com isso, na opinião dos debatedores, a educação se torna uma mercadoria a ser comercializada em que se prioriza competências e habilidades e o processo de formação é reduzido a um treinamento instrumental que compromete a dimensão da formação cidadã.

O ciclo busca colocar em diálogo vários atores engajados com o Ensino de Filosofia: professores da educação básica da rede federal, das redes estaduais, municipais e da rede privada de ensino; professores de Ensino Superior, coordenadores pedagógicos e diretores escolares e alunos da graduação, do mestrado e do doutorado da UPF e de outras instituições. 

Esse primeiro momento de reflexão e de debate em torno de questões essenciais para o ensino de Filosofia, está disponível no canal do GEPES no YouTube. Os próximos encontros acontecerão em 28/05, 25/06 e 27/08, abordando diferentes questões sobre o tema, com a participação de professores dos dois países. Mais informações podem ser encontradas na página do Ciclo de Rodas de Conversa