Ensino

Equipe do PPGEdu participa de evento sobre sofrimento psíquico nas instituições e equipes de saúde

08/04/2021

09:34

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade de Passo Fundo (UPF), professor Dr. Altair Alberto Fávero, juntamente com discentes e docentes do Programa, participaram como parceiros na conferência on-line “Psicanálise e o sofrimento psíquico nas instituições e equipes de saúde”, realizada no dia 19 de março e promovida pelo Projeto Associação Científica de Psicanálise e Humanidades, de Passo Fundo. Na oportunidade, estiveram presentes os membros fundadores do Projeto, Dr. Francisco Carlos dos Santos Filho, que também é professor colaborador do PPGEdu e a doutoranda no PPGEdu, Luciana Cezar. A conferência foi ministrada pela professora Dra. Maria Livia Moretto. 

Maria Livia é professora titular do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do IPUSP e presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar.

A conferência foi acompanhada por profissionais da saúde e da educação, vinculados a diferentes instituições de saúde públicas e privadas. O encontro teve como núcleo do debate a urgência de cuidado ao sofrimento psíquico dos profissionais que integram as equipes de saúde e a premência da formação humanística destes profissionais para a instauração de uma ética do cuidado em saúde.