Ensino

Educação em discussão: conferência do PPGEdu debate pedagogia, escola e inserção social

01/07/2022

15:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

Com presença do professor Dr. Ronai Rocha da UFSM, o evento do Programa de Pós-graduação em Educação também foi de lançamento do livro “Filosofia da Educação”, escrito pelo docente

Ampliar seus conhecimentos significa, também, ampliar a sua visão de mundo. Quando falamos sobre educação, isso é ainda mais fundamental. Entender as complexidades que envolvem o processo de ensino não é uma tarefa fácil, entretanto, se torna menos complexa se buscada de forma contínua. Para incentivar esse trabalho, o Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF) promoveu a conferência “Pedagogia, escola e inserção social”, na noite desta quinta-feira, 30 de junho, no auditório da Faculdade de Educação (Faed). 

Aberto para todas as graduações voltadas à licenciatura, mestrado e doutorado do PPGEdu, o evento contou, ainda, com o lançamento do livro “Filosofia da Educação”, escrito pelo professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Dr. Ronai Rocha, que participou como convidado da atividade. A conferência foi mediada pelos professores Dr. Gerson Luís Trombetta, do curso de Filosofia e do Programa de Pós-graduação em História (PPGH), e pelo professor Dr. Altair Fávero, coordenador da Pós-graduação em Educação. Ainda contou com a participação do professor Dr. Luiz Marcelo Darroz, diretor do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg).

O visitante, professor Dr. Ronai Rocha, tem mais de cinquenta anos de carreira acadêmica. Durante o evento, ressaltou a relevância da UPF em outras comunidades além de Passo Fundo e região. “Lá de Santa Maria vejo o trabalho de vocês e me orgulho muito disso, pois fazem mais de vinte e cinco anos que os acompanho. Em uma escola que visitei na minha cidade, descobri que eram os acadêmicos e professores daqui que os auxiliavam. Não há limites para os profissionais da educação formados aqui”, comentou. 

A obra lançada por Rocha faz parte de uma trilogia, iniciada com “Quando ninguém educa” (2017) e “Escola partida” (2020). “Sinto que aqui estou em um ambiente onde posso discutir coisas delicadas com pessoas que têm pensamento crítico. Às vezes nem sabemos formular a questão, mas quando podemos conversar sobre ela, se desenvolve”, apontou o professor sobre o ambiente de fomento à educação gerado pela UPF. 

Para o coordenador do PPGEdu, o momento foi de reencontro. “Depois de tanto tempo apenas com atividades on-line por causa da pandemia, poder ver os acadêmicos, tanto da graduação como da pós-graduação, e oferecer atividades ricas como essa, é de extrema importância. Que bom que conseguimos retornar e chegamos até aqui!”, finalizou Fávero.