Ensino

Debater a educação para enfrentar os desafios da atualidade

22/06/2022

08:48

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Pesquisador da UPF compartilha conhecimentos e apresenta trabalho em eventos de renome

Um trabalho coletivo que busca encontrar, a partir da filosofia e da psicanálise, ferramentas para enfrentar os desafios que a educação enfrenta na atualidade. Esse é um pouco do escopo das pesquisas que o professor Dr. Francisco dos Santos Filho, em conjunto com os colegas das linhas de fundamentos da educação e de políticas educacionais, vem desenvolvendo junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UPF. Recentemente o docente atuou, juntamente a doutoranda do PPGEdu, Fabíola Giacomini, como conferencista no encontro “Psicologia na e com a Educação: criando possibilidades e promovendo experiências”, promovido pelo Conselho de Psicologia do Rio Grande do Sul.

Francisco Carlos dos Santos Filho é psicanalista, professor e fundador do Projeto - Associação Científica de Psicanálise e Humanidades de Passo Fundo. Durante o evento ele participou da mesa intitulada "Psicologia na e com a educação: fundamentos". Na oportunidade o professor apresentou o ensaio “Desamparo humano e solidariedade formativa: crítica à lógica neoliberal”, escrito em parceria com o professor Dr. Cláudio Dalbosco, e pela Doutoranda do PPGEdu, Luciana Cezar.

De acordo com o professor, o ensaio foi construído a partir de uma mesa de debates durante a Mostra de Pesquisa em Educação (Meduc), que se propôs a discutir o neoliberalismo e obscurantismo sobre os sujeitos e sobre a educação. “Eu e o professor Dalbosco reunimos nossos escritos para construir o artigo. O ensaio é uma crítica sobre como o neoliberalismo gerencia a vida das pessoas de forma perversa e como ele se vale, no caso brasileiro, do obscurantismo para chegar aos seus objetivos, como por exemplo, devastar com o vínculo capaz de construir o trabalho solidário e formativo e dentro de um espaço democrático de construção de ideias”, observa, ressaltando que, diante disso, fomenta-se o desamparo humano em todas as esferas.

O professor também destaca a importância do evento, construído pelo Conselho Regional de Psicologia, cujo objetivo foi discutir a Lei 13.935, que obriga a presença de psicólogos e de trabalhadores de serviço social nas escolas da rede pública. De acordo com Santos Filho, o conselho, preocupado em como se dará essa ocupação desses espaços, promoveu o encontro com vários especialistas de diversas áreas da educação, incluindo os pesquisadores da UPF, em função do artigo produzido. “Se juntarmos o assunto do artigo e a questão palpitante da atuação neoliberal na mente, no universo do trabalho e da educação - acabando com a subjetividade e tornando o espaço educacional meramente repetitivo - com a preocupação do Conselho sobre como os psicólogos irão atuar nas escolas, vamos compreender a importância do tema na realidade de hoje”, frisa o professor, ressaltando que todas as dissertações e teses que envolvem a psicanálise são frutos de uma parceria do Projeto - Associação Científica de Psicanálise e Humanidades de Passo Fundo e o PPGEdu.

Qualidade reconhecida

O ensaio foi publicado na Revista Educação e Sociedade. De acordo com Francisco, “a plataforma Scielo presta assessoria para diversas editoras, inclusive para a Linceu, que editora a Revista em questão, e escolhe periodicamente artigos das diferentes áreas do conhecimento, dentre as diversas editoras e revistas presentes no conteúdo da plataforma, para dar-lhes destaque; o nosso artigo foi eleito como destaque na área de humanidades e publicado no blog mantido pelo Scielo”, destacou, lembrando ainda que esse blog é divulgado em 15 países, dando visibilidade ao artigo, aos pesquisadores, ao Programa e à Universidade.