Intercâmbios e inserção social

Intercâmbios Nacionais

O Programa tem integração e cooperação com outros programas e centros de pesquisa no Brasil e no exterior. As atividades envolvem o desenvolvimento de pesquisas e co-orientações de mestrado e doutorado. O programa, que iniciou em agosto de 2016, tem parcerias em andamento e tem perspectivas de produção técnico-científica a curto prazo.

Figuram entre as instituições parceiras nacionais os programas de pós-graduação das instituições:

Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Universidade Estadual de São Paulo (UNESP)
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Intercâmbios Internacionais

Entre as instituições parceiras no exterior destacam-se:

Alemanha: Freie Universität Berlin; Institute of Pharmacy Department of Biology, Chemistry and Pharmacy.
Argentina: Universidad de Rosario.
China: Research Institute for Marine Drugs and Nutrition, College of Food Science and Technology, Guangdong Ocean University (GDOU); School of Pharmacy, Southwest University, Chongqing.
Estados Unidos: University of Florida; University of Harvard; University of Illinois at Chicago (UIC); ZENEREI Research Center, Slidell, LA; The International Zebrafish Neuroscience Research Consortium (ZNRC), Slidell, LA. 
França: Université de Paris 
Holanda: Wageningen University & Research.
Russia: Institute of Translational Biomedicine, St. Petersburg State University; Institutes of Chemical Technology and Natural Sciences, Ural Federal University, Ekaterinburg; Institute of Experimental Medicine, Almazov National Medical Research Center, St. Petersburg; Research Institute of Physiology and Basic Medicine, Novosibirsk.
Uruguai: Universidad de la República (UDELAR).

Inserção Social

O PPGCiAmb contribui com o desenvolvimento regional mediante a inserção de seus discentes e docentes em diversas dimensões: educacional, tecnológica, ambiental, científica, na representação no terceiro setor e em comitês e conselhos.

Estão participando da organização do III Seminário Sul Brasileiro sobre a Sustentabilidade da Araucária que acontecerá em 2018. O evento é promovido por instituições de ensino superior, a exemplo da UPF, UFSM, UDESC, UFSC, UFPR e a Embrapa Florestas, com envolvimento de seus programas de pós-graduação. Terá como temas focais as cadeias produtivas da Araucária, conservação e biodiversidade, inovação, uso sustentável, educação, legislação e políticas públicas. Será uma excelente oportunidade para reunir subsídios para melhorar o cenário futuro das Florestas com Araucárias.

Estão organizando o IV Fórum Regional de Conservação e Biodiversidade:  Desafios e Perspectivas da Sustentabilidade, que visa a integração mais efetiva com a sociedade, dando um retorno aos anseios para a discussão de questões atuais importantes. O evento constitui-se de um espaço de diálogo e divulgação de estudos acerca de temáticas relacionadas à sustentabilidade. Os principais objetivos do evento são: discutir a sustentabilidade na perspectiva das Ciências Ambientais; socializar experiências com propostas sustentáveis e Incentivar a construção de redes de trocas de experiência. Neste evento há a cooperação de outras instituições como o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unochapecó, Assembléia Permanente para a Preservação Ambiental (APPA) e a Prefeitura Municipal de Passo Fundo, através da Sema.

Docentes e discentes do PPGCiAmb fazem uso contínuo da Rádio e TV, ambas da UPF para a divulgação de suas atividade de pesquisa e extensão. Outros canais de comunicação externos também veiculam informações da produção e das atividades desenvolvidas no programa, como: Rádio Uirapuru: Ecologia; Rádio Planalto: Ecologia e Meio Ambiente; Rádio Diário da Manhã: Por Falar em Ecologia; TV Câmara: Ecologia e Meio Ambiente.