Geral

Aula Pública sobre cidades inteligentes é realizada na UPF

11/10/2018

17:02

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

O Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da Universidade de Passo Fundo (PPGCA/UPF) promove, nesta quinta-feira, dia 11 de outubro, uma aula pública com o tema “Estamos preparados para uma cidade inteligente?”. A aula é ministrada pelo presidente do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação da cidade de Santa Cruz do Sul e professor da Unisc, Me. Eduardo Kroth, e tem como objetivo trazer para a discussão conceitos, práticas e tecnologias utilizadas em cidades inteligentes. A atividade ocorre no auditório professor Jair Bocchi Cordeiro, no Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), Campus I. 

A iniciativa ocorre por meio da disciplina Tópicos Especiais, ministrada pelo professor Dr. Roberto Rabello. “É um evento que promove, junto com o projeto de extensão Cidades Inteligentes, uma articulação de ações em prol dessa temática. Trouxemos esse tema para quebrar um pouco do paradigma de que uma cidade inteligente, basicamente, é uma cidade digital ou tecnológica. É uma cidade que se preocupa com o bem-estar do cidadão e isso perpassa por várias óticas, não somente pela tecnologia. Ela é só um dos meios”, comentou Rabello.

O palestrante enfatizou que cidades inteligentes são realmente mais do que tecnologia de informação. Além disso, relatou as suas experiências à frente do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação da cidade de Santa Cruz do Sul. “Cidades inteligentes requerem que o próprio município ofereça serviços qualificados e integrados para o seu cidadão. Passa por educação, bairros inteligentes, serviços integrados e monitorados, integração de serviços da cidade das entidades públicas e privadas, entre outras questões”, comentou Kroth.

E as universidades têm um papel fundamental nesse processo. “As universidades têm o conhecimento. E muitas vezes há uma demanda da sociedade e a universidade tem papel importante de desenvolver essas tecnologias. Não precisamos comprar essas tecnologias de fora do estado, podemos desenvolver aqui. E como existe o Consórcio das Universidades Comunitárias (Comung), a nossa ideia é unir as universidades que fazem parte dele para oferecer serviços para nossos gestores municipais e cidadãos”, destacou o palestrante.

Prestigiaram o evento o vice-reitor Administrativo, professor Dr. Cristiano Cervi; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo, Carlos Eduardo Lopes da Silva; e estudantes do PPGCA e dos cursos das áreas de engenharia e tecnologia de informação da UPF.