Pesquisa e Inovação

A pesquisa aplicada à comunidade

22/05/2023

14:53

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Letícia Bender encontrou na pós-graduação Stricto Sensu a oportunidade de seguir seu sonho de virar cientista

Desde que ingressou no Ensino Médio, Letícia Bender queria ser cientista. Inspirada por professores que, mesmo jovens, já haviam concluído seus mestrados e doutorados, ela buscou uma forma de inserir a pesquisa na sua vida. E não demorou muito. Logo nos primeiros meses de aulas no curso de Engenharia de Alimentos da UPF, ela descobriu o mundo da iniciação científica e não saiu mais do Laboratório de Bioquímica e Bioprocessos, nem depois de formada. Afinal, foi lá que Letícia deu sequência aos seus estudos, como mestranda do Programada de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos. 

Hoje, Letícia já é mestre. A pesquisadora defendeu sua dissertação no início de 2023 e a ideia para seu trabalho surgiu de uma necessidade bem real: da empresa Contemix, localizada na região metropolitana de Curitiba, Paraná. De acordo com Letícia, a empresa buscava saber se resíduos alimentares poderiam ser utilizados para produção de bioetanol. A partir dos resultados obtidos, a empresa tomaria a decisão entre realizar ou não a construção de uma planta de produção de etanol. “Para desenvolver a pesquisa, foi necessário aprofundar os estudos disponíveis na literatura sobre a composição de resíduos alimentares e a produção de bioetanol, assim como todos os processos envolvidos e quais seriam as limitações que eu poderia encontrar durante a produção. Após estudar muito, começaram as partes experimentais, em que utilizei resíduos alimentares que seriam descartados na cidade de Passo Fundo”, explica. 

Durante a parte prática do trabalho da Letícia, foram coletados alimentos como frutas, batatas e alimentos industrializados. “A partir dos alimentos ricos em carboidratos (componente utilizado para produção de bioetanol), obtivemos as melhores condições para a produção de bioetanol”, conta. De acordo com a pesquisadora, para o processo foram utilizadas enzimas especificas para quebrar os carboidratos em moléculas de glicose em que foram obtivas altas concentrações de conversão. “Além disso, ao final do processo, as eficiências de fermentação (que mede quanto de glicose o microrganismo que realiza a fermentação converteu em etanol) chegaram a 85%.  Ainda, foram estudados os resíduos dos bioprocessos para adição em ração animal, obtendo resíduos com até 38% de proteínas, componente de alto interesse para as indústrias de ração”, acrescenta. 

Para colocar em prática essa ideia, o projeto de Letícia foi inscrito no Edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e contemplado no Programa MAI/DAI, que resulta em apoio dos órgãos de fomento com o objetivo de fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas instituições científicas, tecnológicas e de inovação. 

Novos desafios
Já mestre, Letícia segue investindo na carreira de pesquisadora, cursando doutorado no Programa de Pós-Graduação em Agronomia, e se desafiando em uma área totalmente nova. “Estou trabalhando com tratamento biológico de raízes de plantas de hidroponia e seguirei neste trabalho por três anos. No futuro, pretendo me inserir em empresas que invistam em pesquisa e desenvolvimento e que vejam a importância e necessidade desse ramo no mercado, ou até mesmo me tornar empreendedora”, comenta Letícia que garante que o mestrado contribuiu tanto de maneira profissional quanto de maneira pessoal.

“O mestrado apresenta um crescimento na vida pessoal, somos mais críticos a fazer escolhas, pensamos mais, organizamos melhor o nosso tempo pois somos muito mais cobrados”, pontua.

Para a estudante, quando se está inserido em bons programas de pós-graduação é aberta uma infinidade de oportunidades. “Dificilmente vamos ter uma boa base cientifica na graduação, mesmo fazendo iniciação cientifica. Enquanto no mestrado ou doutorado, além das disciplinas somos cobrados por ler e escrever trabalhos de alto impacto na ciência. Dessa forma, nos tornamos cientistas no processo de trabalho”, finaliza. 
 

Inscrições abertas
Quer ser cientista como a Letícia?
As inscrições para os mestrados e doutorados da UPF estão abertas. Conheça nossos Programas de Pós-Graduação e saiba mais em upf.br/pos