Universidade

Docentes da UPF planejam ações para a pesquisa e pós-graduação

15/12/2022

16:57

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

VI Workshop da Pós-graduação Stricto Sensu ocorreu nesta quinta-feira (15)

Assim como no ensino, na extensão e na inovação tecnológica, a Universidade de Passo Fundo (UPF) se destaca na área da pesquisa. Com objetivo de construir o planejamento estratégico e debater as ações que nortearão o trabalho dos 15 Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu no próximo ano, professores e coordenadores participaram, nesta quinta-feira, 15 de dezembro, do VI Workshop da Pós-graduação Stricto Sensu.

De acordo com a diretora de Pesquisa e Pós-graduação da UPF, professora Dra. Ana Carolina Bertoletti De Marchi, o workshop buscou reunir os docentes com o objetivo de pensar e ajudar a construir a Política de Pesquisa e Pós-graduação da UPF. “É um processo contínuo que estamos fazendo desde setembro e que hoje vai culminar num olhar de todos os docentes, do corpo técnico-administrativo para esse documento, a fim de que sugiram ideias e apontem melhorias para projetarmos as ações dos próximos anos”, disse a professora. 

Marcaram presença no encontro o pró-reitor Acadêmico, Dr. Edison Alencar Casagranda e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Dr. Antônio Thomé. “Esse é um momento bem importante para a Instituição e para os PPGs. A história da pós-graduação da UPF é muito bonita e precisamos reconhecer o esforço de todos os colegas que se dedicaram no passado e se dedicam até hoje sem medir esforços para que a UPF, há mais de 20 anos, deixasse de ser apenas uma instituição de ensino voltada para a graduação e se tornasse referência também na pesquisa”, destacou Edison.

O pró-reitor Acadêmico ainda ressaltou o reconhecimento da qualidade dos cursos na avaliação da Capes, em que todos os 15 Programas de Pós-Graduação da Instituição elevaram ou mantiveram seus conceitos, considerando aspectos como estrutura, produção científica e impacto social, econômico e cultural. “A pós-graduação trouxe qualidade acadêmica para a Instituição, perspectiva de continuidade de formação aos nossos estudantes e, sem sombra de dúvidas, um diferencial formativo para a UPF e para a região. Para quem acredita na pesquisa e na formação de qualidade e continuada, a pós-graduação é um grande diferencial para a Universidade e para a região Norte do Estado e essa história ganha destaque máximo na nossa avaliação, onde todos os nossos programas qualificaram ou subiram de conceito”, pontuou.