Universidade

UPF na Expodireto 2024: o movimento do agro a partir do conhecimento

27/02/2024

14:25

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes / Caroline Lima

Presente na Feira desde a primeira edição, a UPF leva para a o parque de exposições as pesquisas, os serviços e os projetos que impactam o agro na região, no Estado e no país

A Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Expodireto Cotrijal caminham juntas desde que a Feira ocorre, há mais de 20 anos. Essa proximidade se deu pelo viés das ideias, dos projetos e da geração de conhecimento. Mostrando novamente o movimento do agro, a UPF leva para a Expodireto os serviços, laboratórios e pesquisas que transformam há seis décadas, fortalecendo a relação com a feira, empresários, produtores e com a própria comunidade. Com o tema “O agro movimenta o mundo através de pessoas, e a UPF forma pessoas que movimentam o agro”, durante os cinco dias, serão realizadas palestras, exposições, formações e debates na Casa UPF

Pesquisas, projetos, produtos e serviços

Neste sentido, a programação dentro da feira visa mostrar para os visitantes a força da Instituição junto ao setor. Única universidade da região a oferecer, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, diversos serviços para produtores e empresas, através do Laboratório de Análise de Solos e do Serviço de Análise de Rebanhos Leiteiros (Sarle). O Centro de Pesquisa em Alimentação (Cepa), Centro de Diagnóstico e Pesquisa em Sanidade Animal (CDSA), bem como o Laboratório de Manejo do Território e Recursos Naturais também estarão apresentando ações.

Além disso, o projeto Agroplus, vinculado ao curso de Agronomia, estará presente para mostrar o trabalho desenvolvido junto as propriedades rurais, mostrando resultados e levando orientações que auxiliam o setor para atender a legislação e resolver demandas internas. 

Formação, debates e conhecimento

Temas atuais e que estão movimentando o setor estarão em debate nos espaços de formação da Casa UPF na Expodireto. Tanto na Arena, quanto no Espaço do Conhecimento, questões como agronegócio sustentável, manejo de plantas daninhas, transição Energética no Agronegócio, biológicos no controle de doenças e pragas, inovações para aumentar a produtividade, novas tecnologias para produção e novas práticas, serão abordadas pelos professores, pesquisadores e acadêmicos da UPF.

Entre os temas que serão abordados na Arena, estarão a Transição Energética no Agronegócio - Produção de Amônia Verde na região norte do RS: Novas oportunidades para o Agronegócio Brasileiro; Biológicos no controle de Doenças e Pragas na Agricultura - Controle de doenças no milho e soja utilizando biológicos no seu cultivo; 
Inovações para aumento da liquidez dos cultivares de Inverno Desativação de Desoxinivalenol em grãos de trigo utilizando amônia; Sistema Plantio Direto - Benefícios do Drone na Pulverização Agrícola; além de Inovações no Cultivo de Morango e Batatas - Potencial das novas cultivares de Morango, Batata Inglesa e Batata Doce da Embrapa; Novas Tecnologias na produção de Aves e Suínos - Influenza aviária: Uma doença que requer o apoio de toda sociedade para seu controle, e Apicultura: Prática que beneficia todas as culturas - Aumento da produção de soja utilizando abelhas na sua polinização.

Ferramenta de inovação na Universidade, o UPF Parque é referência quando falamos em ecossistema de inovação. Dentro dos seus módulos, diversos projetos são desenvolvidos, alinhando conhecimento, tecnologia e inovação nas mais variadas áreas. No agro, não é diferente. Na Casa UPF, algumas movimentações serão apresentadas: estarão presentes startups incubadas do UPF Parque que desenvolvem ações e produtos voltados para o agronegócio.

Levando resultados e soluções para o setor, a empresa Biofertal apresentará o uso de microalgas como biofertilizantes. Nesta mesma linha, o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos apresenta o projeto TechFuturo e o Biochar, bioinsumo no contexto da economia circular agrícola.

Projeto Escolas

Novamente a UPF, em parceria com escolas da região, levará centenas de estudantes para visitar a feira. A ideia do projeto é, com o auxílio da UPF e do Instituto Manager, oportunizar a ida dos estudantes até a feira e, na Casa UPF, oferecer um momento de formação. Neste ano, serão mais de 15 escolas, gerando um movimento de mais de 550 jovens.

Conheça a programação da UPF na Expodireto acessando aqui. Visite a Casa UPF de 04 a 08 de março, em Não-Me-Toque.