Extensão

UPF realiza curso de extensão PANC e a geração de renda

13/08/2019

13:45

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

Atualmente, os consumidores têm mais necessidade de conhecer a qualidade e a origem dos alimentos. Então, rastreabilidade e segurança alimentar são fundamentais na oferta desses produtos. Nesse sentido, a Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece o curso de extensão PANC e a geração de renda, que busca sensibilizar os participantes a respeito do conceito de planta alimentícia não convencional (PANC), difundindo e popularizando os potenciais agronômicos, gastronômicos, industriais, nutritivos e ambientais da biodiversidade local.

A atividade será realizada no dia 7 de setembro, das 8h30min às 16h30min, na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV), Campus I. A formação é constituída de aula expositiva, integrativa e participativa. Além disso, saída a campo com identificação e caracterização botânica das PANC de ocorrência no local, com possibilidade de coleta para degustação posterior, aula prática de produção das PANC locais com potencial de geração de renda e preparações culinárias com divisão de tarefas em grupos e degustação dos pratos finalizados também fazem parte da metodologia do curso, que será ministrado pela nutricionista Irany Arteche, pelo engenheiro agrônomo Nuno Madeira e pelo botânico Valdely Kinupp.

Como se inscrever
As inscrições devem ser feitas aqui. Podem participar agricultores, agroecologistas, agrônomos, ambientalistas, biólogos envolvidos em agroindústrias, bem como envolvidos em entidades de categorias afins e em processamento mínimo de vegetais, congelados, compotas e conservas. Além desse público-alvo, estudantes, nutricionistas, profissionais da gastronomia, da tecnologia de alimentos, da área da alimentação e demais interessados em saber mais sobre a planta alimentícia não convencional têm a possibilidade de ingressar na formação.

São destinadas 55 vagas a R$ 250,00, e 10 vagas a R$ 200,00 para agricultores que tenham bloco de produtor.

O curso é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia e pelo Núcleo de estudos em Agroecologia (NEA-NIPRON) da UPF.