Geral

UPF presente em evento nacional de propriedade intelectual

11/12/2020

14:45

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O case da empresa Z2S, que foi incubada no UPF Parque, foi apresentado no XII Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento

Um trabalho desenvolvido dentro do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Passo Fundo (PPGAdm/UPF) foi apresentado de forma virtual na última quarta-feira, dia 9 de dezembro, no XII Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (Enapid). O evento é considerado um dos principais encontros de propriedade intelectual (PI) e inovação no Brasil. O trabalho intitulado “Startup Z2S e suas soluções tecnológicas para a cadeia produtiva do leite: Case de sucesso relacionado a necessidade de Propriedade Leiteira” é de autoria do engenheiro elétrico, Elias F. Sgarbossa; da mestranda do PPGAdm, Maira Sgarbossa; de Flavia. M. P. Cavancanti, e da  professora Dra. Anelise Rebelato Mozzato.

De acordo com Maira, a ideia de escrever o trabalho surgiu por ter interesse de acrescer conhecimento sobre os processos de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento. “Atualmente sou mestranda do primeiro ano do PPGAdm da UPF e meu interesse de pesquisa está voltado às temáticas de comportamento, aprendizagem e gestão de pessoas. Ao ter conhecimento do Enapid, que se constitui como um dos principais eventos de propriedade intelectual do país, tive o interesse de participar, pois gosto de estar envolvida em outras linhas de pesquisa e áreas do conhecimento, sempre aprendo algo a mais. O olhar multidisciplinar se faz importante no processo de aprendizagem, sobretudo para aqueles que pretendem seguir o caminho da docência, que é o meu caso. Sendo assim, apresentei a proposta para minha orientadora, a professora Dra. Anelise, ao engenheiro elétrico Elias, que é meu primo e inventor dos sistemas ROV e SALT, e a Flávia, que é responsável pela gestão da PI e quem realiza os processos de solicitação de patentes, registro de softwares, desenhos industriais, cultivares e transferência de tecnologia na UPF”, contou Maira.

Sistema automático de limpeza de equipamentos de ordenha

Após a produção do trabalho, o grupo recebeu parecer positivo para apresentação do artigo no evento. “Minha intenção ao convidá-los estava na oportunidade de divulgar a invenção do Elias e sobretudo dos trabalhos realizados em nossa Universidade, visto que o objetivo do evento é promover o debate sobre a propriedade intelectual e sua relevância para o desenvolvimento e inovação nas diversas áreas do conhecimento”, destacou Maira.

Trabalho

No case, o grupo relata o processo de desenvolvimento dos dois sistemas ROV e SALT da Z2S, destacando que tendo consciência do potencial mercadológico e dos benefícios que a tecnologia poderia trazer para a sociedade, foi realizada análise de quais países teriam mercado para este tipo de tecnologia e optou-se e então pelo depósito no Uruguai. Desta forma, no ano de 2017, realizou-se o pedido de patente do ROV, o primeiro pedido fora do Brasil da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF).

Sócios da Z2S e parte da equipe responsável pela patente que tem como titularidade a FUPF

Conheça a Z2S

A Startup Z2S Sistema Automático tem como sócio o diretor Elias F. Sgarbossa, que desenvolveu os sistemas de tecnologia voltados para pecuária leiteira ao lado do professor Dr. Adriano Luis Toazza e do colega de profissão Charles Bortolanza. A Startup Z2S nasceu em 2017 e permaneceu até setembro de 2019 incubada no Parque Científico e Tecnológico (UPF Parque).

A empresa desenvolve sistemas inteligentes e automáticos para o agronegócio leiteiro a fim de automatizar todos os processos de limpeza e higienização da ordenhadeira canalizada, ordenhadeira a transferidor de leite e do tanque de resfriamento. Seus dois sistemas são:  ROV - sistema automático de limpeza e sanitização de ordenhadeiras e processo de limpeza e sanitização para ordenhadeira canalizada, e o SALT – sistema automático de limpeza para resfriadores.

Em 2018, a Z2S ficou entre as três melhores startups do Brasil no Desafio “Ideas for Milk”, promovido pela Embrapa Gado de Leite.