Ensino

Dedicação e incentivo para o sonho de se tornar mestre

17/05/2022

08:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

Aos 22 anos, Guilherme Sallet Vieira é mestrando pelo PPGAdm e tem pesquisa focada em consumo sustentável

Aprofundar o conhecimento em determinada área pode ser um passo importante para abrir diversas possibilidades e pode abrir muitas portas na carreira profissional. Aos 22 anos, Guilherme Sallet Vieira decidiu abraçar uma oportunidade que nasceu durante o caminho acadêmico e, agora, é mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Passo Fundo (PPGAdm/UPF). Egresso do curso de Publicidade e Propaganda, começou a se interessar pela pesquisa logo no começo do curso e, ao final, teve a certeza de que era esse caminho que queria trilhar.

O contato com mestres e doutores o estimulou a se aproximar do ambiente da pesquisa. “Durante a graduação tive professores que são docentes do PPGAdm e tive contato com alguns mestrandos em sala de aula, que fizeram seus estágios em docência com a minha turma. Desenvolvemos artigos juntos, passei a me aproximar do Centro de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Cepeac), onde ficam os pesquisadores do PPGAdm, conheci o local e me interessei”, afirma Vieira, que achava o mestrado um sonho distante da realidade.

Ele conta que durante a banca de defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), teve um incentivo dos professores, que o motivaram a continuar na pesquisa. Foi então que decidiu tentar ingressar no mestrado. “Eu estava empregado no mercado de trabalho e disposto a entrar no mestrado, mas não tinha muita certeza, principalmente por questões financeiras. Mas enfim, era o que eu queria e pensei que se eu não tentasse eu nunca saberia o que poderia ter acontecido”, conta ele, que passou no processo seletivo e foi contemplado com a bolsa Capes Prosuc I. “Como a bolsa pede dedicação exclusiva à pesquisa, pedi demissão do trabalho e agora minha vida profissional é dedicada à pesquisa e aos estudos. Vivo a UPF todo dia, estou dois turnos diários na Universidade”, comenta.

Pesquisa voltada para o consumo sustentável

A pesquisa do mestrando se concentra na busca por maneiras de consumo sustentável. “Ela é focada em ações públicas que fomentam e auxiliam na prática os cidadãos em toda as esferas, tanto social, econômica e ambiental, o que engloba diversos conceitos de Marketing e de Publicidade e Propaganda que estudei durante toda graduação, tanto nas disciplinas do curso como em projetos de pesquisas”, relata Vieira, ao destacar. “Pode parecer que Publicidade e Propaganda e Administração são áreas distantes, mas elas trabalham bem alinhadas, principalmente na questão de Marketing, que é minha área de concentração de pesquisa”, observa.

Até chegar no mestrado foram muitas participações em eventos e projetos de pesquisa e o mestrando afirma que não quer parar por aí: futuramente também pretende ingressar no doutorado. “É difícil mensurar e apresentar fatores que julguem a importância da UPF. Acho que vem desde o primeiro semestre, desde as primeiras conversas com os professores que me incentivaram a seguir a área. Sou muito grato a todos os professores que apostaram, apostam e acreditam em mim. Só eu sei o quanto a Universidade abriu portas para que eu pudesse mostrar meu potencial”, afirma. 

Mestrados e doutorados da UPF estão com inscrições abertas

A Universidade de Passo Fundo (UPF) está com inscrições abertas para os cursos de mestrados e doutorados. De forma a contemplar diversas áreas do conhecimento, as formações contribuem com a atualização do profissional no mercado de trabalho, preparam para a carreira docente e abrem portas para quem deseja crescer e evoluir.
Interessados em ingressar podem se inscrever AQUI até o dia 10 de junho.