Ensino

Professores do PPGAdm participam de encontro da ANPAD

03/10/2023

11:13

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Passo Fundo (PPGAdm/UPF) esteve presente no XLVII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração (ANPAD) - EnANPAD 2023. O evento, realizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, no período de 26 a 28 de setembro, teve como tema central “Rigor, relevância e impacto da pesquisa em Administração”.

O Encontro é reconhecido como um dos mais relevantes eventos científicos da área de Administração. Nele, participaram os professores, do PPGAdm, Dra. Anelise Rebelato Mozzato e Dr. Olivo Tiago Giotto, da Esan, os quais apresentaram um trabalho oriundo da tese de doutorado de Olivo. A pesquisa foi apresentada e debatida em um fórum privilegiado na área dos Estudos Organizacionais, sendo ela intitulada “Tensões entre racionalidades substantiva e instrumental na constituição de startups” e com coautoria do orientador do professor Olivo, Fernando Fantoni Bencke (Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina).

A professora Anelise também atuou como painelista no EnANPAD, junto a pesquisadores brasileiros referências. A docente debateu a temática do painel que foi aprovado pela divisão de Gestão de Pessoas e Relações de trabalho (GPR) da ANPAD, “Pesquisas em Administração sobre Etarismo: Impactos nas Políticas Públicas e Organizacionais”. O proponente foi Helio Arthur Reis Irigaray (FGV/EBAPE) e os painelistas, junto com a professora, foram Jefferson Rodrigues Pereira (Centro Universitário Unihorizontes e CEPEAD/UFMG), Heliani Berlato (PPGA/ESALQ/USP) e Milka Alves Correia Barbosa (FEAC/UFA).

A docente ainda atuou como debatedora de uma sessão de apresentação de trabalhos, no tema do qual é uma das líderes: “Trabalho, Organizações e Ageismo”. A sessão interativa teve como foco a gestão da idade nas organizações, englobando diversos assuntos sobre a mesma temática, sendo eles:  idade subjetiva, aprendizagem intergeracional reversa, políticas e práticas para atração e retenção de trabalhadores mais velhos e revisão integrativa sobre a gestão da idade. Os quatro trabalhos debatidos envolveram estudantes e professores estudiosos sobre o tema, pertencentes a diversos programas de pós-graduação do país.
   
No mesmo evento, houve o lançamento do livro “Dicionário de gestão de pessoas e relações de trabalho no Brasil”, do qual Anelise é autora em dois capítulos: Felicidade no trabalho e Gestão da Idade nas Organizações. A obra é considerada uma ferramenta indispensável para profissionais, estudantes e pesquisadores que desejam conhecer e aprofundar seus conhecimentos sobre as diversas dimensões da gestão de pessoas e do comportamento organizacional, bem como compreender as complexidades das relações de trabalho na realidade brasileira. Acesse o livro AQUI.

Por fim, no Encontro foram divulgados os novos nomes que vão compor a gestão da ANPAD em 2024 pelos próximos quatro anos. A professora Anelise assumirá como uma das três integrantes do comitê científico da área do GPR, a qual será coordenada pelo professor Helio Arthur Reis Irigaray, da FGV.

Segundo a docente, a participação no evento foi fantástica, constituindo-se num momento de muita aprendizagem, trocas de ideais, insights e novas parcerias de trabalho. Anelise destacou a importância das pesquisas em ageismo e gestão da idade nas organizações, sendo tema de suma importância para as pessoas individualmente, as organizações e a sociedade. “Afinal, a pirâmide etária está se modificando também no Brasil e muito rapidamente (com uma inversão), culminando em realidade diferente que exige práticas diferenciadas e inclusivas”, mencionou Anelise.