Exposições

INTERAÇÕES COOPERATIVAS DA NATUREZA
A exposição “Interações Cooperativas da Natureza” apresenta a ecologia das interações entre os seres vivos, numa abordagem ecológica-evolutiva de cooperação. Trabalha as cooperações de simbiose, mutualismo, comensalismo, sociedade e colônia.

HERBÁRIO RSPF, 50 ANOS DE HISTÓRIA
Na exposição “Herbário RSPF, 50 anos de história” destaca o acervo do Herbário RSPF de frutos, sementes, discos de madeiras, algas, fungos e exsicatas (plantas desidratadas), juntamente com a árvore filogenética, demostrando a evolução das plantas. 

TOXINAS DA NATUREZA
A exposição “Toxinas da Natureza” tem como objetivo esclarecer sobre a toxicidade das plantas e o veneno dos animais, os sintomas quando ocorrem acidentes com as pessoas e animais domésticos, bem como as funções desses animais na natureza. A exposição enfoca conteúdos sobre animais e plantas que possuem toxinas, conhecidas como venenos, que podem, em acidentes, prejudicar as pessoas. A exposição instiga a busca de conhecimento sobre animais peçonhentos ou venenosos e plantas tóxicas.

SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS
Serviços ecossistêmicos são os benefícios diretos e indiretos obtidos pelo homem a partir dos ecossistemas a fim de sustentar a vida no planeta. Esses serviços dependem de uma infinidade de espécies que operam naturalmente, sem ônus financeiro para a humanidade. Dentre eles pode-se citar a provisão de alimentos, a regulação climática, a formação do solo, a polinização, o controle biológico.

OLIVER, O ESPETÁCULO CONTINUA
Exposição do Leão Oliver que viveu no Zoológico da UPF e hoje encontra-se taxidermizado no Muzar. Conta sua trajetória de vida e discute a relação que o ser humano tem com os animais exóticos e a influência da espécie exótica sobre a nativa.

RIO PASSO FUNDO: PATRIMÔNIO PAISAGÍSTICO, NATURAL E AMBIENTAL
A exposição “Rio Passo Fundo: patrimônio paisagístico, natural e ambiental” no Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar), contempla uma imersão no território da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo e o estudo da interação humana com a paisagem. Por meio de maquetes, jogos, audiovisuais, acervo biológico e oficinas, os visitantes são instigados a refletir sobre as condições naturais e ambientais, envolvendo a água, a biodiversidade e o ambiente como um todo. Essa exposição faz parte do projeto Rio Passo Fundo: patrimônio paisagístico, natural, ambiental, histórico-cultural, econômico e político que foi desenvolvido pelo Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), com o apoio do Museu Histórico Regional (MHR), do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar) ligados à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC) e ao Instituto de Ciências Biológicas, respectivamente, da Universidade de Passo Fundo, e do Comitê da bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo, patrocinado através do Programa CAIXA de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro 2017/2018 da Caixa Econômica Federal.

Com o retorno das atividades presenciais pela Universidade de Passo Fundo (UPF), o Muzar está de portas abertas para a visitação, conforme disponibilização dos horários na Agenda On-line. É necessário o agendamento para GRUPOS e ESCOLAS, e recomendamos também, para visitas INDIVIDUAIS. O agendamento deve ser feito pelo site www.upf.br/muzar ou pelo telefone (54) 3316- 8316.

INSCREVA-SE