Exposições

SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS
Serviços ecossistêmicos são os benefícios diretos e indiretos obtidos pelo homem a partir dos ecossistemas a fim de sustentar a vida no planeta. Esses serviços dependem de uma infinidade de espécies que operam naturalmente, sem ônus financeiro para a humanidade. Dentre eles pode-se citar a provisão de alimentos, a regulação climática, a formação do solo, a polinização, o controle biológico.

OLIVER, O ESPETÁCULO CONTINUA
Exposição do Leão Oliver que viveu no Zoológico da UPF e hoje encontra-se taxidermizado no Muzar. Conta sua trajetória de vida e discute a relação que o ser humano tem com os animais exóticos e a influência da espécie exótica sobre a nativa.

RIO PASSO FUNDO: PATRIMÔNIO PAISAGÍSTICO, NATURAL E AMBIENTAL
A exposição “Rio Passo Fundo: patrimônio paisagístico, natural e ambiental” no Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar), contempla uma imersão no território da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo e o estudo da interação humana com a paisagem. Por meio de maquetes, jogos, audiovisuais, acervo biológico e oficinas, os visitantes são instigados a refletir sobre as condições naturais e ambientais, envolvendo a água, a biodiversidade e o ambiente como um todo. Essa exposição faz parte do projeto Rio Passo Fundo: patrimônio paisagístico, natural, ambiental, histórico-cultural, econômico e político que foi desenvolvido pelo Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), com o apoio do Museu Histórico Regional (MHR), do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar) ligados à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC) e ao Instituto de Ciências Biológicas, respectivamente, da Universidade de Passo Fundo, e do Comitê da bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo, patrocinado através do Programa CAIXA de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro 2017/2018 da Caixa Econômica Federal.

As exposições no Muzar podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 7h45min às 11h45min e das 13h30min às 17h30min. É necessário o agendamento para grupos e escolas, bem como para quem desejar visitar no turno da noite. O agendamento deve ser feito pela site www.upf.br/muzar. A comunidade geral não precisa fazer agendamento.