Cultura

MAVRS e MHR participam da 14ª Primavera de Museus

01/09/2020

15:12

Por: Thaiane de Almeida - Edição: Assessoria de Imprensa UPF

Fotos: Thaiane de Almeida

Atividades acontecem virtualmente nos dias 21, 24 e 25 de setembro

Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Primavera de Museus é uma temporada cultural que visa intensificar a relação das instituições museológicas com a sociedade. Desde as primeiras edições do evento, o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider  (MAVRS) e o Museu Histórico Regional (MHR), vinculados à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), comemoram a data.

Este ano, o tema norteador da Primavera de Museus é “Mundo Digital: Museus em Transformações” e todas as atividades serão realizadas de forma remota, devido à pandemia causada pela Covid-19.

Evento “Domingo Cultural”, realizado em 2019, na 13ª Primavera de Museus

A oficina “O Museu na Sala de Aula” inaugura a programação do MAVRS e do MHR, parceiros de temporada. Ministrada pela mestranda em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Priscila Carla Batistel Pulga, a ação busca compartilhar experiências de trabalho, tendo o MHR como espaço de apoio para a mediação dos conteúdos. A atividade, que é gratuita, acontece no dia 21 de setembro, às 18h, sendo aberta ao público pela plataforma do Google Meet. Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição.

Na quinta-feira, 24 de setembro, às 18h, o MHR promove uma live sobre museologia e educação em museus na página do Instagram do Museu. A convidada para a conversa é a Dra. Letícia Julião, que coordena a Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da Universidade Federal de Minas Gerais. A transmissão será apresentada pela estagiária do MHR e acadêmica do curso de Licenciatura em História pela UPF, Raíssa Gehring Ulrich.

O último dia de atividades da 14ª Primavera de Museus promovida pelo MAVRS e pelo MHR é na sexta-feira, dia 25 de setembro, quando ocorre a “Mesa Redonda” – uma conferência on-line entre representantes dos Museus do Grêmio, do Inter e Júlio de Castilhos com as instituições anfitriãs de Passo Fundo. A intenção do bate-papo é trocar experiências a respeito das transformações dos espaços museais durante a pandemia. A conversa será ministrada pela estagiária do MAVRS e acadêmica do curso de Bacharelado em Artes Visuais da UPF, Jessica Colet.

Em breve, serão liberadas mais informações, assim como os cartazes das atividades.