Cultura

Arte, história e memória: 25 anos do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider

17/05/2021

16:02

Por: Ellen Silveira; Edição: Assessoria de Imprensa UPF

Fotos: Divulgação

Completando um quarto de século nesta terça-feira, 18 de maio, junto ao Dia Internacional de Museus, o MAVRS celebra o aniversário com uma programação especial

Em 18 de maio de 1996, foi criado o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (UPF). O espaço foi criado a partir de um convênio entre a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) e a Prefeitura Municipal, com interferência de Roseli Doleski Pretto, professora de Artes Visuais.

O nome do Museu destaca a trajetória de Ruth Schneider, pintora, gravadora, desenhista e autodidata passo-fundense, que realizou exposições nacionais e internacionais, como nos Estados Unidos, Inglaterra, Japão e Alemanha, entre outros países. Entre pinturas, gravuras e esculturas, o acervo do MAVRS é composto por, aproximadamente, 1,3 mil obras. Destas, 300 foram doadas pela artista visual Ruth Schneider, apoiadora do projeto de Roseli Doleski Pretto.

O objetivo da criação do MAVRS foi oferecer à comunidade local e regional a oportunidade de vivenciar, aprender e apreciar diversas linguagens artísticas para a formação de uma consciência estética e exercício pleno da cidadania. Além disso, o Museu serve como espaço de pesquisa e estágio para os acadêmicos do curso de Artes Visuais da UPF.

Para comemorar essas mais de duas décadas de existência, o MAVRS promove uma programação especial em suas redes sociais e em locais de Passo Fundo, que também integram a Semana Nacional de Museus. Confira:
- Live com a artista Maria Tomaselli (18/05): artista plástica, pintora, gravadora e desenhista austro-brasileira, colaboradora do Museu e amiga de Roseli Doleski Pretto.

- Projeções “Miragens do Agora”, por Diogo Zanatta: projeções pela cidade: 20/05, no Sesc Passo Fundo; 27/05, no Hospital de Clínicas; e 10/06, na Galeria Estação da Gare.

- 1° seminário Regional de Museus “Ver, rever e transver os Museus”, que ocorrerá no dia 21/05, às 16h, por meio do minicurso “Museus e Redes Sociais”. Inscrições podem ser feitas AQUI.

- Rede de memórias 25 anos: você tem alguma lembrança no MAVRS? Compartilhe seu depoimento pessoal e faça parte da “Rede de Memórias” dos 25 anos do MAVRS. Os depoimentos podem ser por meio de foto ou vídeo, é só publicar a memória em suas redes sociais e marcar o perfil @museu_mavrs.

Você também pode participar encaminhando um e-mail para o marvrs@upf.br com o seu depoimento pessoal.

Doação de obras para o acervo
Em virtude da comemoração dos 25 anos de aniversário, a artista Maria Tonaselli doou para o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider 71 gravuras e dois desenhos, sendo que o Museu já possuía em seu acervo 40 obras da artista.

19ª Semana Nacional de Museus 
O tema que norteia cada edição da Semana Nacional de Museus é aquele escolhido pelo ICOM para a comemoração do Dia Internacional de Museus e visa fomentar as discussões do campo museal e inspirar os eventos propostos pelas instituições.

Esse ano, o tema escolhido foi “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, que propõe a reflexão sobre o futuro dos museus.