Apresentação

A Maratona de Programação da SBC é um evento que existe desde 1996. Ela desperta o interesse nos alunos dos cursos de graduação e inicio de pós-graduação ao estudo de algoritmos e estruturas de dados e a resolução de problemas num ambiente de competição.  A competição promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. De ano para ano temos observado que as instituições e principalmente as grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam da Maratona.

A Maratona de Programação da SBC é a regional brasileira do Internacional Collegiate Programming Contest (ICPC) um concurso de programação que ocorre pelo mundo todo. Ela se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação de todo o país. A competição internacional no ano de 2023 reuniu aproximadamente 75 mil estudantes, de 3 mil universidades espalhadas em 111 países. A competição nacional contou com 726 times de 181 instituições, espalhadas por 44 sedes.

Os times que participam do evento são compostos por três alunos, que tentarão resolver durante cinco (5) horas o maior número possível dos 10 ou mais problemas que são entregues no início da competição. À sua disposição estes alunos têm um computador e apenas material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio, os demais competidores e os problemas propostos.

Os competidores do time devem colaborar para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes, e construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição. Alguns problemas requerem apenas compreensão, outros conhecimento de técnicas mais sofisticadas, e alguns podem ser realmente muito difíceis de serem resolvidos.

Mais informações a respeito da Maratona e sua história podem ser obtidas na página do evento: http://maratona.ime.usp.br/.

Realização



Curso de Ciência da Computação (40 anos)
Curso de Engenharia de Computação
Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (25 anos)
Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (10 anos)

 

Patrocínio


Platinum