Apresentação

O Núcleo de Pré-História e Arqueologia (NuPHA) está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UPF) possui formação multidisciplinar, congregando arqueólogos, historiadores, antropólogos e profissionais de áreas afins. Funciona em sistema de rede e intercâmbio. Produz eventos, elabora projetos e presta assessoria. Articula um fórum de intercâmbio científico e difusão de pesquisas.

O NuPHA mantém o Laboratório de Cultura Material e Arqueologia (LACUMA), num espaço físico específico no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas para armazenamento e pesquisa de acervos arqueológicos, desenvolvimento de atividades educativas através de cursos, palestras e demais atividades de educação patrimonial, e conta, em sua estrutura.

Seu objetivo é congregar alunos e docentes em torno de ações de ensino, pesquisa e extensão, atuando, ao mesmo tempo, no setor de prestação de serviços. Em relação às atividades do Lacuma, a legislação brasileira referente aos processos de licenciamento ambiental compreende uma série de estudos voltados ao meio físico, biótico e socioeconômico. Entre os levantamentos realizados, destacam-se os estudos de avaliação de impactos ao patrimônio cultural material e imaterial.

Atua na preservação do material recebido por meio dos contratos de endosso e apoio institucional entre o NUPHA e empresas, além de órgãos públicos; do estudo e da conservação da cultura material e arqueológica; da formação de acervos; da limpeza de material iconográfico, lítico e cerâmico; da documentação gráfica e fotográfica; da descrição de artefatos arqueológicos; da catalogação dos acervos; do acondicionamento e armazenamento do material da cultura material e arqueológica; elaboração de laudos em temas de cultura material. Firma contratos com empresas para endossos de apoio institucional para projetos de diagnósticos arqueológicos e educação patrimonial, assume a guarda e organização de acervos de documentação material, elabora laudos, desenvolve eventos de cultura material e promove cursos e publicações que envolvem esses saberes.

A guarda permanente de objetos arqueológicos coaduna com a própria missão da Universidade, uma vez que os artefatos compõem um acervo museológico que passa a ser incorporado às práticas de ensino da graduação, disposto no Projeto Pedagógico do Curso de História, o qual prevê a realização de estágios curriculares nas disciplinas de Práticas e Estágio I – Arquivos e Museus e Métodos e Prática de Pesquisa Histórica I, II e III, e na pesquisa vinculada aos cursos de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado do Programa de Pós-graduação em História, resultando na socialização do acervo e na produção de conhecimento, também através da extensão.