Jornada 2012

O universo extensionista decorre de muitas indagações. Abrigar a Jornada de Extensão do Mercosul em 2012 na Universidade de Passo Fundo/RS é produto e processo de interações, interlocuções e cotejos animados por ocasiões e motivações diversas acerca de diálogos extensionistas. Há aí uma duração, um prosseguimento de nossas preocupações, de nossa perseverança em compartir desejos de mudança e vontade de produção conjunta de possibilidades que transcendam as fronteiras. Nesse emaranhado de percepções, gestos e palavras, nos enredamos em mais desejo de partilha e cumplicidade, dando novos sentidos à extensão universitária do nosso tempo: complexa, singular e implicada, o que nos convoca ao tema “territórios e redes”.

Temática

“Se o universo é definido como um conjunto de possibilidades, estas pertencem ao mundo todo e são teoricamente alcançáveis em qualquer lugar, desde que as condições estejam presentes. O lugar é o encontro entre possibilidades latentes e oportunidades preexistentes ou criadas”.

Milton Santos

Partindo do deslocamento paradigmático do mundo do trabalho e suas implicações tecnológicas, produtivas, sociais e educacionais atuais, a extensão universitária atravessa alguns apontamentos/desafios a partir da démarche das mudanças estruturais que a envolvem, a um só tempo, as bases materiais da produção e as dinâmicas político-culturais da reprodução social.

As delineações que os novos tempos e espaços vêm produzindo no seio de nossa contemporaneidade, nos obrigam a dar respostas contextualizadas sobre o destino do fazer universidade e extensão universitária em nossas respectivas realidades. Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, sobrando razões e fatos para entendermos nosso cotidiano situado em um mar de relações de ordem global incidindo em acontecimentos locais. Se por um lado, vivemos na era da globalização, de um tempo e espaço mundo hegemônicos, também é verdade que esse processo de globalização só se materializa no local.

E, diante deste local, permeado de relações globais e locais, que a extensão universitária se conecta a um conjunto de possibilidades, produzindo e reconhecendo saberes, participando dos processos societais, criando e difundindo tecnologias, co-produzindo o desenvolvimento local. Os desafios são muitos, porém, dois parecem sobressair-se: Pensar a extensão universitária conectada com o seu território e pensar esta conexão territorial com base na rede de relações globais.

Rede e território são conceitos que funcionam como senhas coetâneas para interpretarmos o campo de atuação da extensão universitária. Fortalecer a concepção de trabalho em rede, desta vez tornando-a o foco de nossas preocupações e criatividade, nos remete aos desafios de pensarmos o lugar. Nesta perspectiva, o território como um teatro obrigatório das ações extensionistas, ratifica a necessidade de ultrapassarmos concepções fragmentadas da realidade buscando formas mais efetivas e integrais de incidência e entendimento das ecologias locais.

Sem perder a dimensão dos processos culturais singulares nos quais nos inserimos, qual o sentido de pensarmos em extensão universitária diante das novas configurações produtivas dos tempos atuais? Como potencializar uma logística extensionista mediante uma mobilização das competências objetivas (as redes técnicas) e subjetivas (as redes sociais)? É possível pensarmos essa transição desde o horizonte espacial e temporal do Mercosul, contribuindo para mobilização democrática e produtiva dos nossos territórios?

Mais do que uma rapsódia de perguntas, as indagações supracitadas acumulam razões para prosseguirmos fomentando e fortalecendo redes intra-institucionais e inter-institucionais. A Jornada de Extensão do Mercosul justifica-se como uma estratégia de intensificação destas redes como forma de ampliação do diálogo, valorizando a diversidade de nossas unidades acadêmicas permitindo sustentar a extensão na perspectiva da integralidade.

Objetivos

  • Intensificar as ações extensionistas como forma de mobilização produtiva e democrática do território;
  • Construir mecanismos de fortalecimento de redes intra-institucionais e inter-intitucionais, ampliando o fluxo de informações e comunicações no âmbito do Mercosul;
  • Ampliar e qualificar tecnologias sociais, gerando novas metodologias de inserção territorial das ações extensionistas;
  • Construir políticas extensionistas transversalizadas pela promoção dos Direitos Humanos e a Sustentabilidade;
  • Pensar uma logística da extensão universitária consonante com a potencialização da produtividade social dos territórios, mediante uma mobilização das competências objetivas (as redes técnicas) e subjetivas (as redes sociais);
  • Fortalecer e qualificar as discussões sobre a criação de índices de monitoramento e avaliação das ações extensionistas.

Contribuição para Instituição/Sociedade

A II Jornada de Extensão do Mercosul possui uma importante contribuição social por se tratar da intensificação do papel da universidade para o desenvolvimento territorial e tecnológico. Sendo um evento realizado com regularidade anual pelas universidades do Mercosul, a primeira edição em solo brasileiro possui um diferencial na ênfase atribuída aos conceitos de território e rede, como eixos norteadores das políticas de extensão das universidades brasileiras e internacionais. Inscreve-se no âmbito de articulações nacionais e internacionais, compondo forças com o Ministério da Educação/MEC e com o Fórum Nacional de Extensão/FOREXT, para ampliação da dimensão relacional e comunicativa da universidade e os tecidos sociais e produtivos. Garante por intermédio de uma expressiva mobilização sinérgica local, a participação ativa da comunidade para a mobilização democrática e produtiva do território. Compreende-se como um processo de discussão permanente dos conceitos de inovação e tecnologia nas mais diferentes áreas do conhecimento (vide programação), estreitando os laços da universidade com o seu entorno e aproximando-a das discussões nacionais e internacionais sobre extensão universitária.

Histórico

Durante o ano de 2010 as universidades da Argentina foram apoiadas pelo Programa de Promoción de la  universidad Argentina, fortalecendo a extensão universitária neste país. Um importante trabalho de sensibilização, debate e intercâmbio gestados desde 2008, ganhou força para consolidar-se como referência internacional e promoção da integração no âmbito do Mercosul. Mais de 200 atores universitários participaram das distintas instâncias e de distintas maneiras, presencial ou por meio de comunicações. Nas jornadas de extensão foram agregadas outras universidades argentinas (Litoral, Córdoba e La Plata), a REXUNI (Rede Nacional de Extensão Universitária/ARG), a Red Vitec (Red de Vinculación Tecnológica de las Universidades Nacionais da Argentina), a Universidade de Passo Fundo/UPF e a Universidad de la República do Uruguay. Uma das conseqüências imediatas destas Jornadas foi o acordo específico de cooperação entre a Universidade de Passo Fundo e a Faculdad de Engenería de la Universidad Nacional del Centro de la Província de Buenos Aires. Em 2011, a jornada realizou-se no período de 05 e 06 de outubro e contou com a participação de 380 pesquisadores. Fizeram-se presentes na ocasião, Ministério da Educação da Argentina e o Ministério da Educação Brasileiro, além do Instituto Paulo Freire, INEP, Universidades Paraguaias, Chilenas, Uruguaias e outras universidades brasileiras e argentinas. Entendemos conveniente reeditar este trabalho fortalecendo e ampliando os conteúdos e alcances, dando-lhe um maior componente de rede, nos ajudando a avançar nas discussões e acordos que nos permitam fortalecer a extensão em nossas universidades.

Metodologia

Exibição de Vídeo (5min) com o objetivo de instigar o grupo para as questões norteadoras da Jornada, com base nos conceitos de território e rede;

Cada grupo/área temática deverá ter um coordenador e um relator, responsáveis pela condução e sistematização dos diálogos fomentados pelas seguintes questões/eixo:

  • O que fazemos quando fazemos extensão? (questão provocativa para construção de uma dinâmica onde a palavra circule entre os diferentes integrantes, relatando suas práticas extensionistas e construindo conceitualizações sobre a extensão);
  • Como fazemos extensão no território? (questão que objetiva construir o debate sobre extensão e território, abrindo o conceito de território para as diferentes representações sociais, perspectivas e projeções);
  • Como fazemos extensão no território pensando em rede? (questão que versa sobre a necessidade de articulação com novos atores, articulando redes sociais e redes técnicas no território);
  • Como avaliamos o que fazemos quando fazemos extensão? (questão que objetiva debater a necessidade de monitoramento das ações e a construção de indicadores para a extensão);
  • Como pensar a universidade fazendo extensão? (questão que intenciona construir o debate sobre a integralidade da universidade, pensando a extensão no âmbito da gestão, pesquisa e do ensino).
  • Sistematização das discussões para relatoria.

Programação

Data: 04 e 05/10/2012
Local: Centro de Eventos da UPF

Dia 04.10.2012

Horário

Atividade

8h as 9h

Credenciamento 

9h às 9h15min

Atividade Cultural

9h15min às 9h40min

Mesa de Abertura

9h 45min às10h10min

Memória das Jornadas de Extensão do Mercosul
Prof. Ms. Marcos Lavandera – Unicen/Argentina
Profª. Drª. Lorena T. Consalter Geib – Moderadora

10h15min às 11h

Conferência: Desafios da Extensão no século XXI na perspectiva do território e da constituição de redes
Prof. Dr. Carlos Rodrigues Brandão – Unicamp/SP 
Prof. Dr. Adriano Nogueira – Moderador

11h – 12h 15min

Painel: Extensão Universitária: Transcendendo Fronteiras com o ensino, a pesquisa e a comunidade
Prof. Dr. Wanderley Chieppe Felippe – PUC/MG 
Prof. Drª. Ana Luisa Teixeira Menezes – UNISC /RS
Prof. Drª. Luciane Pinho de Almeida – UCDB/MS – Presidente do ForExt
Prof. Drª. Bernadete M. Dalmolin – UPF/RS – Moderadora

12h15min às 13h30 min

Intervalo para o almoço

13h 30min às 14h30min

Case: Jornadas Literárias: uma prática de ensino, pesquisa e extensão
Profª. Drª. Tania M. K. Rosing  – UPF 
Prof. Drª. Berenice Rocha Zabbot Garcia – UNIVILLE – Moderadora

14h30min às 15h45min

Conferência: Extensão Universitária no horizonte da mobilização produtiva e democrática do território
Prof. Dr. Alexsandre Fabiano Mendes – UFRJ/RJ
Prof. Drª. Rosa M. L. Kalil – UPF/RS – Moderadora

15h45min às16h

Coffee Break

16h às 18h

Trabalho em grupos: Diálogos extensionistas

  1. Universidade Sustentáveis

  2. Gestão do Cuidado

  3. Mobilização Produtiva e Democrática no Território

  4. Cultura, Memória e Patrimônio no Território

  5. Cidadania e Direitos Humanos

20h30min

Jantar por adesão no Restaurante Cavalo Crioulo.

Dia 05.10.2012

9h às 9h15min

Atividade Cultural

9h15min às 10h45min

 

 

Painel: Universidades Sustentáveis e Gestão do Cuidado nos Territórios
Profª Dr. Malvina Dorneles – UFRGS/RS
Profª Drª Lucia Marisi  – Pró reitora de Extensão – UNIVASF/PE
Representante do MEC 
Prof. Dr. Alessandro dos Santos Machado – UNIVASF/PE – Moderador 

10h45min

Coffee Break

11h00 ao 12h30 min

Conferência: Avaliação da Extensão
Prof.Dr.Jorge Hamilton Sampaio – UCB – ForExt 
Prof. Dr. Wanderley Chieppe Felippe – PUC Minas – ForExt – Moderador

12h30min às 13h45min

Intervalo para Almoço

13h45min às 16h

Trabalho em grupos: Diálogos extensionistas

  1. Universidade Sustentáveis

  2. Gestão do Cuidado

  3. Mobilização Produtiva Democrática do Território

  4. Cultura, Memória e Patrimônio no Território

  5. Cidadania e Direitos Humanos 

16h15min

Coffee Break

16h30min às 17h45min

Sistematização da II Jornada de Extensão do Mercosul
Prof. Dr. Adriano Nogueira– Uninove/IPF/SP
Prof. Dr. Carlos Rodrigues Brandão – Unicamp/SP

18h

Encerramento