Eixos Temáticos

A VII JEM está organizada em três eixos: Conceitualização da extensão, práticas de extensão e gestão da extensão. 

Conceitualização da extensão

  1. Extensão como objeto de estudo.  Espera-se compartilhar abordagens teóricas e metodológicas que tentam aprofundar a análise da extensão universitária.
  2. Estratégias formativas por meio da extensão. Debates sobre novas instâncias formativas que promovam um elo crítico entre a universidade e a comunidade.
  3. Indicadores para avaliação e credenciamento do trabalho de extensão. O caráter complexo dos espaços de formação integral desafia as técnicas e os instrumentos de monitoramento e avaliação. Revisar as diferentes concepções e metodologias do processo de avaliação "tradicional", a fim de avançar no processo de avaliação no campo da extensão universitária e sua creditação necessária.
  4. Diálogo do conhecimento. Construção do conhecimento no território.  Espera-se discutir abordagens metodológicas referentes aos planos de trabalho e às formas de construção desse conhecimento em propostas concluídas ou em andamento.

Práticas de extensão

  1. Desenvolvimento produtivo do território.  Objetiva pensar a partir de diferentes experiências rurais e urbanas, práticas que permitem delinear e aprofundar o caminho para a geração de trabalho, renda e outras alternativas de desenvolvimento econômico e social.
  2. Direitos humanos e justiça. Práticas de extensão para a transformação de desigualdades e iniquidades, problematizando o papel da universidade na promoção, defesa e garantia dos direitos humanos no território.
  3. Educação e cidadania. Todas as ações sistemáticas destinadas a trabalhar com grupos populacionais relegados ou em situação de vulnerabilidade social no território.
  4. Sustentabilidade e meio ambiente. Todas as práticas e ações sistemáticas têm como objetivo abordar, do ponto de vista ambiental, o bem-estar geral das comunidades, seus ecossistemas e a necessidade de ter um ambiente saudável.
  5. Equidade e promoção da saúde. Todas as práticas e ações sistemáticas visam abordar, na perspectiva da saúde, o bem-estar geral das comunidades.
  6. Comunicação e cultura. Todas essas práticas e ações sistemáticas voltadas à recuperação da cultura local, promovendo espaços de educação popular e promovendo propostas que garantam o exercício do direito à comunicação.
  7. Transferência tecnológica. Todas essas práticas, ações e tecnologias de construção coletiva que são orientadas para a elaboração de propostas alternativas viáveis para novos esquemas de desenvolvimento.

Gerenciamento de extensões

  1. Contribuições da gestão para a extensão universitária. Políticas, dispositivos, metodologias e ferramentas estratégicas para a gestão da extensão, a fim de conhecer e analisar o grau de progresso das diferentes experiências que, com um certo grau de institucionalidade, permitiram uma abordagem estratégica da questão social no nível universitário.