Jornada

Jornadas Literárias: há quatro décadas formando leitores

27/10/2021

11:17

Por: Assessoria de Imprensa

Abertura da programação em comemoração aos 40 anos das Jornadas Literárias de Passo Fundo contou com autoridades de todo país ligadas à cultura e à Literatura

As Jornadas Literárias, uma das maiores movimentações literárias da América Latina, surgiram em 1981, há quatro décadas. Nasceram de uma conversa informal entre um grande escritor, Josué Guimarães, e uma importante professora da UPF, Tânia Rösing. Essa conversa deu origem a um movimento que se tornaria Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul e que mudaria Passo Fundo, colocando a cidade no mapa nacional da cultura e, posteriormente, elevaria o município à condição de Capital Nacional da Literatura (2006) e Capital Estadual da Literatura (2007). Toda esta história foi resgatada na abertura da programação em comemoração aos 40 anos das Jornadas, com a presença de autoridades locais, estaduais e nacionais, realizada na terça-feira, 26 de outubro, de maneira on-line.

Professor da UPF, Dr. Miguel Rettenmaier

A Jornada Nacional de Literatura passou a ser um encontro periódico entre os leitores com a atualidade da produção literária brasileira.

“Nesses quarenta anos, a Jornada construiu lindas narrativas. Tratando de literatura, fez histórias de encontros e reencontros, elaborou roteiros espontâneos nos quais os leitores de todas as idades tiveram voz para dizer aos seus escritores da importância de seus livros, das suas experiências de leitura”, revela um dos coordenadores das Jornadas Literárias e professor da UPF, Dr. Miguel Rettenmaier.

Professora da UPF, Dra. Fabiane Verardi. 

Unindo literatura, leitura e culturas, as Jornadas Literárias passaram a identificar a Universidade e a cidade de Passo Fundo com a formação de leitores.

“A Jornada e a Jornadinha foram cenários de narrativas inesquecíveis, de testemunhos e memórias que mudaram vidas de sujeitos, colocando a arte no seu destino e redesenhando vidas pelas linhas da leitura literária”, destaca a também coordenadora das Jornadas Literárias e professora da UPF, Dra. Fabiane Verardi. 

Reitora da UPF, Dra. Bernadete Maria Dalmolin

Ao completar 40 anos, a Jornada não pode acontecer na intensidade dos encontros e das aglomerações festivas que sempre a caracterizaram, em função de uma crise sanitária e financeira que desafia a vida de todos. Mas as Jornadas continuam vivas na memória e nos corações das pessoas.

“Quero falar da alegria de viver este momento tão especial de celebração dos 40 anos desse grande projeto formativo, fomentador de leitores, de protagonismo, de transformação das nossas cidades e região, cuja chama permanece viva e pulsante em todos nós”, destacou a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin.

Prefeito Pedro Almeida

A Jornada e a Jornadinha Nacional de Literatura se tornaram um marco na vida e na memória leitora da cidade, da região do Estado e do País. O índice de leitores em Passo Fundo está acima da média do cenário nacional, segundo o prefeito Pedro Almeida.

“Uma pesquisa da Prefeitura aponta que 44,1% dos passo-fundenses têm o hábito de leitura, com uma média 2,8 livros por ano, ou seja, maior que a média nacional que é de 2,4 livros. Esta manifestação cultural, a Jornada de Literatura e a Jornadinha fazem parte desta construção”, afirma o prefeito de Passo Fundo. 

Secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araújo

A secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araújo, representando o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, exaltou as Jornadas e ofereceu todo o apoio para a realização em formato presencial nos próximos anos.

“A Jornada faz com que o Rio Grande do Sul se destaque na área de literatura. Estamos fortalecendo as políticas públicas de cultura do Estado e queremos que Passo Fundo, a Jornada, estejam na nossa agenda em 2022 e que possamos juntos celebrar a volta da Jornada no seu formato original. A Jornada está na memória coletiva de todos os gaúchos e nos orgulha. Eu tenho muito orgulho de estar em um estado onde existe um evento desta natureza e com esta grandiosidade que teve nestes 40 anos”, garantiu a secretária de Estado.

Diretor do Departamento de Livro, Leitura, Literatura
e Bibliotecas, Emir Suaiden

O diretor do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, Emir Suaiden, representando a Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, acredita que, em tempos de crise e de pandemia, o livro, a leitura e a biblioteca são os caminhos mais salutáveis e afirmou que Passo Fundo é um exemplo para o Brasil.

“Lendo Retratos da leitura no Brasil fiquei impressionado. O Brasil perdeu 30% dos leitores da classe média, que era, teoricamente, a classe que lia mais. Esse efeito de Passo Fundo teria que repercutir em todo o Brasil, porque ainda encontramos problemas seríssimos. E vejo cada vez mais que há um distanciamento entre o livro e o leitor. Tem-se que utilizar metodologias e fortalecer bibliotecas como está fazendo Passo Fundo. Isso é um exemplo para o Brasil”, declarou Suaiden.

As atividades em alusão aos 40 anos das Jornadas Literárias são promovidas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e Prefeitura de Passo Fundo com patrocínio da Corsan, apoio do Programa Nacional de Assistência ao Ensino (PNAE) e Sesc como parceiro cultural.

Autoridades locais, estaduais e nacionais participaram da abertura das lives
Também participaram da abertura das lives as seguintes autoridades: professor Me. Luiz Fernando Pereira Neto, presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF); Aline Pasquetti, gerente Regional do Sesc; Aldomir Santi, superintendente Regional da Corsan; Raul Martini, representante do Programa Nacional de Assistência ao Ensino (Pnae); e deputado Mateus Wesp, representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Também prestigiam a sessão solene: o professor Dr. Rogério da Silva, vice-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Assuntos Comunitários da UPF; Clarisse Arend, gestora do Conselho Regional de Biblioteconomia - 10ª Região; Carine Imperator Weber, coordenadora da 7ª Coordenadoria Regional de Educação; e Patrícia Langlois, diretora do Instituto Estadual do Livro.

Programação Jornada 40 anos:
Uma programação especial, que iniciou no dia 26 de outubro e segue nos dias 27 e 28, celebra os 40 anos da Jornada Nacional de Literatura. As Jornadas Literárias são homenageadas com encontros virtuais com os escritores Alckmar Luiz dos Santos, Cíntia Moscovich, Elisa Lucinda, Flávio Carneiro, Julián Fuks, Luís Augusto Fischer, Maria Esther Maciel, Marina Colasanti, Ricardo Azeredo e Roger Mello, que já estiveram em edições desta grande movimentação cultural e literária, realizada em Passo Fundo, Capital Nacional da Literatura. As lives são transmitidas pelo canal do Youtube da UPF Online e a programação pode ser conferida no site www.upf.br/jornada40anos.