Edições anteriores

V.1, 2017

Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura, Literatura e Linguagens 
V.1, 2017
Bianual
O Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura, Literatura e Linguagens: novas topografias textuais tem o objetivo de oportunizar discussões acadêmicas sobre as temáticas que envolvem os estudos linguísticos e literários, nas abordagens que se relacionam interdisciplinarmente: leitura, literatura, linguagens, ensino e seus desdobramentos, inequivocamente humanistas por sua constituição, considerando a importância da fluidez de fronteiras e de valores dos saberes em geral, e dos linguísticos, literários e pedagógicos. O Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura, Literatura e Linguagens: novas topografias textuais foi realizado nos dias 4, 5 e 6 de outubro de 2017. 

O escopo do evento se propõe a discutir questões, que se entrelaçam, no âmbito da pesquisa, do ensino de leitura, de literatura em interface com outras linguagens e semioses no cenário contemporâneo, em que a sociedade clama por investigações de natureza inter/transdisciplinar, além de demandar pesquisadores centrados nos estudos não apenas no texto verbal e escrito, mas nas múltiplas linguagens, mídias e culturas que configuram a produção de sentidos na contemporaneidade.

Desse modo, o Seminário privilegiou o debate de ideias no campo das ciências da linguagem no alcance e intersecções com outros campos do saber humano. Sendo assim, buscou oferecer espaços comunicativos para o intercâmbio de experiências, de investigações e demais iniciativas culturais que propusessem alternativas para gerar comunidades de leitores e escritores, dentro e fora da escola. Visou, então, contribuir para a reflexão conjunta e a articulação entre pesquisadores da área de Letras - Linguística e Literatura - e de suas interfaces, projetando assim caminhos para que a área continue contribuindo para o desenvolvimento socioeducacional, científico e artístico.

Isso posto, apresentamos os Anais do Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura, Literatura e Linguagens: novas topografias textuais, que contempla as produções conforme as temáticas das seções de comunicação: Estudos linguísticos e literários: texto e discurso; Gêneros discursivos e ensino: leitura, multiletramentos e multimodalidade; Leitura e literatura: leitores multimidiais; Leitura e literatura: memória, cultura e identidade; Letramentos, leitura e tecnologias digitais; Literatura contemporânea: hibridismo e pós modernidade; Literatura, arte e estética: convergências de mídia e hipertextualidade; Literatura infantil e juvenil; Literatura, leitura e ensino.

Agradecemos a todos os participantes, autores e apoiadores, bem como o fomento de recursos recebidos da CAPES e da FAPERGS que contribuíram para a realização do Seminário.

A Comissão Organizadora.