Home

O Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura, Literatura e Linguagens – interações e trânsitos em tempos de conexões – tem como objetivo discutir questões que se combinam no âmbito da pesquisa, do ensino de leitura, de literatura em interface com outras linguagens e semioses no cenário contemporâneo, em que a sociedade clama por investigações de natureza inter/transdisciplinar, além de demandar pesquisadores centrados nos estudos não apenas no texto verbal e escrito, mas nas múltiplas linguagens, mídias e culturas que se mesclam na produção de sentidos na contemporaneidade.

As discussões e reflexões serão organizadas por meio de mesas coordenadas e palestras, comunicações, bem como movimentos e atividades culturais, que têm a finalidade de promover debates sobre o entrelaçamento da leitura, da literatura e de linguagens para o ensino de língua, mais especificamente da leitura, da literatura e de linguagens em nível de educação básica, média e superior.

Resultará, desse evento, publicação de artigos nos Anais do Seminário cuja autoria será do(s) participante(s) com comunicação. Prevê-se, também, a organização e publicação de livro, com produções/textos dos professores e pesquisadores palestrantes que participarão do evento.

Esse Seminário tem estreita vinculação com o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UPF), conta com a participação efetiva de professores do quadro docente permanente que integram a comissão organizadora e, também, da 17ª Jornada Nacional de Literatura. A linha de pesquisa “Leitura e Formação do Leitor”, nodal no PPGL/UPF, tem se voltado para pesquisas que interdisciplinarmente abordam, com ênfase, questões cruciais no que diz respeito ao ensino na Educação Básica: leitura, práticas leitoras e mediação. Nesse sentido, há significativa integração com o curso de Letras da UPF, visando ao desenvolvimento equânime das ações relativas ao ensino, à pesquisa e à extensão.

Diante do propósito “dar concretude aos planos e aos objetivos concebidos no escopo desse Seminário”, destacamos alguns eixos temáticos que contribuirão para compor, mais centradamente, as atividades que serão desenvolvidas nos três dias de realização do evento, em especial nas mesas plenárias e nas sessões de comunicação. São eles:

- Estudos linguísticos e literários: texto e discurso
- Gêneros discursivos e ensino: leitura, letramento e multimodalidade
- Letramentos, leitura e tecnologias digitais
- Leitura e literatura: leitores multimidiais
- Leitura e literatura: memória, cultura e identidade
- Literatura, leitura e ensino
- Literatura infantil e juvenil
- Literatura, arte e estética: convergências de mídias e hipertextualidade
- Literatura contemporânea: hibridismo e pós-modernidade
- Texto, discurso e comunicação em redes
- Texto, discurso, interação verbal e ensino