Fundação UPF

Programação do Mipat discute e traz reflexões sobre segurança no trabalho

16/08/2021

16:30

Por: Assessoria de Imprensa

Abertura da programação ocorreu nesta segunda-feira, 16 de agosto. Outras atividades on-line estão previstas para os dias 26 e 31 de agosto

Informar, conscientizar e prevenir é tema central do 7º Mês Interno de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Mipat). A abertura da programação, que ocorre de forma on-line, ocorreu nesta segunda-feira, 16 de agosto, com o tema “Prevenção, atitude e comportamento: como pensar e agir de forma preventiva no ambiente de trabalho”, ministrado pela professora Fernanda Ceolin Teló. A iniciativa é da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Cipa), com o apoio da Divisão de Gestão de Pessoas, e é voltado para os funcionários, estagiários e professores da FUPF.

O Brasil é o 2º país do G20 em mortalidade por acidentes no trabalho. São oito mortes a cada 100 mil trabalhadores (2002-2020). Com esses dados, a professora Fernanda, abriu a programação do Mipat, como forma de ressaltar os números significativos de acidentes de trabalho que vem ocorrendo e trouxe uma reflexão sobre a importância da atitude e do comportamento do trabalhador para a prevenção desses acidentes. “Todo funcionário desempenha um papel crítico na garantia da segurança de outros funcionários. Se cada um fazer a sua parte teremos um comportamento coletivo de saúde e segurança no ambiente de trabalho. A atitude proativa de todos é importante para a cultura de segurança”, pontuou a professora Fernanda, que abriu a programação. 

A cerimônia de abertura do evento contou ainda com a participação do presidente da FUPF, Me. professor Me. Luiz Fernando Pereira Neto, que ressaltou a preocupação da Instituição com a prevenção dos acidentes, da reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, que enfatizou a importância desse momento para que cada trabalhador possa olhar para si, especialmente, neste período de pandemia, que apresenta diversos desafios no dia a dia, bem como a participação do vice-reitor Administrativo, professor Dr. Antônio Thomé.

Participe dos próximos encontros!
As atividades ocorrerão na modalidade on-line, por meio da Rede de Aprendizagem. As inscrições estão abertas na Intranet em Gestão de Pessoas > Cursos Internos.
 
26/08 - Tema: Saúde do trabalhador no contexto de pandemia
Convidado: Professor Robert Filipe dos Passos
Horário: 14h às 15h30min
 
31/08 - Tema: Pandemia Covid-19: cenário atual e perspectivas
Convidada: Dra. Deise Terra Afonso e Dr. Gilberto da Luz Barbosa
Horário: 14h às 15h30min