Integrado

Ensino Fundamental Integrado UPF: diferenciais enriquecem formação do estudante

09/09/2022

16:45

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Pedro Bregolin

Escola inscreve novos alunos até segunda (12). Vagas são para o 6º, 7º, 8º e 9º anos

O Ensino Fundamental do Integrado UPF segue com inscrições abertas para novos estudantes até a próxima segunda-feira, 12 de setembro. Reconhecida pela educação de qualidade oferecida aos alunos, a Escola se destaca pelos diversos diferenciais que os jovens do 6º ao 9º ano têm à disposição e que contribuem com a sua formação para a vida.

Dentre os serviços, os estudantes vão às aulas com segurança, por meio do transporte exclusivo e gratuito, que possui controle de acesso e ponto de embarque e desembarque ao lado do Integrado UPF. Eles também podem usufruir da estrutura da Universidade de Passo Fundo (UPF), considerada uma das melhores universidades do mundo e composta por amplos espaços, como laboratórios, que facilitam a realização das práticas educativas. Os alunos têm acesso aos laboratórios de Informática, de Química, Física, Matemática, Música e Nutrição, ao Museu Histórico, ao Arquivo Histórico Regional, entre outros ambientes.

Manter um percurso contínuo de aprendizagem entre as duas fases do Ensino Fundamental e aprimorar os conhecimentos adquiridos para ingresso pleno no Ensino Médio é um dos objetivos do Integrado UPF. Nesse sentido, aprender na Instituição oportuniza diferentes benefícios. Um deles é o ensino da língua estrangeira, dividida por níveis de conhecimento. Ainda, há algumas práticas relacionadas à cultura digital e ao processo de investigação científica, e o tema de casa é realizado na própria Escola, com o intuito de criar uma rotina responsável de estudos.  

E para esclarecer dúvidas e questionamentos, o Integrado UPF dispõe de um corpo docente qualificado, com diretor e professores, além de funcionários, acolhedores e sempre dispostos a ajudar. De acordo com o diretor do Integrado UPF, professor Jonir Dalbosco, a Escola é composta de diferentes cenários, que proporcionam o processo de formação do estudante. “Esse processo ocorre com as formações humanística, técnica e científica, essa envolvendo conhecimento, tecnologia e questões laborais e práticas. Trabalhamos muito o envolvimento do aluno com o despertar deste processo, que envolve a pesquisa trabalhada de forma integrada à organização curricular do Ensino Fundamental”, comenta.

Além disso, o docente destaca que um dos principais diferenciais da Escola é o movimento pedagógico, isto é, o estudante não sai do espaço da sala de aula para o espaço da Educação Física, por exemplo. “Aqui ele sai da sala de aula, vai para o laboratório, vai para a biblioteca, dialoga com a natureza. Então, há muitos movimentos pedagógicos acontecendo no Integrado. O aluno tem esse movimento fazendo parte dessa formação humanística, técnica e científica, que é importante para as crianças e adolescentes. Só uma escola inserida dentro do universo da UPF consegue disponibilizar isso”, afirma Dalbosco.

Ingresse no Integrado UPF
Depois de saber mais a respeito do Ensino Fundamental do Integrado UPF, acesse o site integradoupf.com.br e inscreva-se até esta segunda-feira (12). As vagas são para ingresso no 6º, 7º, 8º e 9º ano, para o ano letivo de 2023.

A apresentação da proposta pedagógica para os candidatos, pais e/ou responsáveis ocorre de 19 a 23/9, de forma presencial, no auditório da Escola de Ciências Agrárias, Inovação e Negócios (Esan) da UPF, prédio B6, Campus I. Já as matrículas serão feitas de 4 a 7 de outubro, conforme cronograma e horário agendado.

Os documentos necessários para a matrícula do candidato são: uma foto 3x4; fotocópia do RG, CPF e certidão de nascimento; histórico escolar ou atestado de frequência do Ensino Fundamental (documento original e uma cópia) da escola de origem; e comprovante de residência. A documentação solicitada do pai, mãe e/ou responsável é a fotocópia do RG e CPF.

Mais informações podem ser consultadas no edital.