Integrado

Novidade no Integrado UPF: escola passa a oferecer turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental

23/10/2023

15:19

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Rafael Czamanski

Inscrições para ingresso em 2024 abrem em 6/11

Referência na área de ensino em Passo Fundo e região, o Integrado UPF, que é mantido pela Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), apresenta uma novidade para 2024: a oferta de turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I. As inscrições para ingresso de novos estudantes estarão abertas a partir de 6 de novembro, no site www.integradoupf.com.br.

Para o ano letivo de 2024, a escola oferece uma turma de 4º ano e uma turma de 5º ano, com 30 vagas por turma. Segundo o diretor do Integrado UPF, Jonir Dalbosco, a proposta é ter uma carga horária de 25 horas semanais no turno da tarde, de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17h55min. “Também iremos ofertar para as famílias duas manhãs de aulas de ensino diversificadas, com metodologias diferentes do curricular, da Base Nacional Comum Curricular. Vamos oferecer, no turno da manhã, essas aulas que serão em forma de oficinas, sendo flexíveis para as famílias. Então, o currículo é de 25 horas semanais, com alguns sábados com atividades lúdicas, recreativas e de eventos para que a gente possa cumprir os dias letivos”, comenta, ao ressaltar que, para 2025, o objetivo é inserir todo o Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, que são os anos iniciais, e continuar do 6º ao 9º, que são os anos finais, já existentes na escola.

O Integrado no Campus I da UPF
O presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo, Charles Leonardo Israel, destaca a presença e a importância do Ensino Fundamental no Campus I da UPF. Para ele, o Ensino Fundamental no campus universitário proporciona aos novos alunos acesso a todas as instalações e recursos que já estão disponíveis para a comunidade acadêmica, o que facilita e enriquece o aprendizado. “O campus oferece uma excelente infraestrutura com bibliotecas, laboratórios, centros esportivos e oportunidades de interação com estudantes e professores, ampliando seus horizontes desde os primeiros anos de acesso ao ambiente escolar. Os alunos são preparados para um futuro acadêmico e profissional de sucesso com o Ensino Fundamental incorporado ao ambiente universitário”, afirma.

O diretor Jonir compartilha do mesmo pensamento. “Queremos oportunizar a todos os estudantes, agora também do 4º e 5º ano, até a educação profissional e pós-técnico, o campus como um todo. Esse é o diferencial do Integrado. É uma escola que dialoga com laboratórios, com ensino, com pesquisa, com uma área verde importante para que a gente possa deixar nossos estudantes envolvidos com a beleza que o nosso campus oferece”, relata.

Inscrições e matrículas
Interessados poderão se inscrever e realizar o agendamento para as apresentações da proposta pedagógica no período de 6 a 26 de novembro, pelo site www.integradoupf.com.br. As apresentações para o candidato, pai, mãe ou responsável ocorrerão no dia 28/11, às 19h, no auditório do CET, no Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade (IHCEC), prédio B3, Campus I da UPF.

As matrículas serão feitas em 6 e 7 de dezembro, com horário agendado. Os documentos necessários para a matrícula do candidato são: uma foto 3x4; fotocópia do RG, CPF e certidão de nascimento; histórico escolar ou atestado de frequência do Ensino Fundamental (documento original e uma cópia), da escola de origem; comprovante de residência; carteira de vacinação, conforme Lei Estadual 15.409 de 2019; e atestado de vacinação exigido pela Vigilância em Saúde de Passo Fundo, conforme o ofício 13/2022 CVS/SMS. Pai, mãe ou responsável devem apresentar fotocópia do RG e CPF.

Mais informações podem ser obtidas no edital. Além da oferta dos 4º e 5º anos, a escola segue com inscrições abertas para ingresso nos 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II e para o 1º ano do Ensino Médio no ano letivo de 2024.

Outros detalhes na página do Integrado UPF.