Universidade

UPF inicia o semestre letivo com atividades em modelo híbrido

12/08/2020

16:20

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Conteúdos teóricos permanecem sendo desenvolvidos na modalidade remota. Já os estágios e conteúdos práticos terão execução presencial, conforme cronograma de atividades a ser apresentado na primeira semana de aula

A Universidade de Passo Fundo (UPF) segue reforçando o compromisso do cuidado com a saúde da comunidade acadêmica no processo de volta às aulas. Neste novo semestre, que inicia no dia 17 de agosto, as aulas para os cursos de graduação e de pós-graduação são desenvolvidas em modelo híbrido, no campus central e também na estrutura multicampi. Neste formato, as disciplinas e conteúdos teóricos permanecem na modalidade de estudo remoto, enquanto que as atividades práticas essenciais são realizadas em aulas presenciais. 

Na primeira semana de aula, os professores apresentarão o plano de trabalho de cada disciplina, detalhando a metodologia das aulas e o cronograma de atividades. Os acadêmicos devem acessar o e-mail institucional, no Ambiente de Apoio ao Ensino (AAE) ou no Aplicativo SOU UPF, para receber as orientações de acesso às aulas. Os estudantes da Medicina têm calendário diferenciado, considerando, ainda, a finalização das atividades do semestre 2020/1. Em caso de dúvida, os coordenadores também estão à disposição para esclarecimentos ou orientações e podem ser contatados pelo e-mail do curso.

Atenta e flexível para agir de acordo com as determinações dos órgãos responsáveis, a UPF, desde o início da crise pandêmica, atua nos processos institucionais e acadêmicos para que as aulas teóricas remotas e as atividades práticas na Universidade sejam conduzidas de modo a manter a proposta formativa dos cursos, com todos os cuidados necessários.  

A reitora da UPF, Dra. Bernadete Maria Dalmolin, destaca que a Universidade está preparada e planejada para um semestre que inicia de forma híbrida. “Desde os primeiros impactos impostos pelo contexto da pandemia, a Universidade seguiu rigorosamente todas as recomendações dos órgãos oficiais de saúde e do poder público, que regulam a nossa atuação.  Respeitamos as orientações, e neste momento, seguiremos com atividades remotas na maioria das disciplinas.  O modelo híbrido possibilita que a retomada presencial seja gradual e segura nas aulas práticas”, reforça. 


Confira a mensagem de boas-vindas da reitora da UPF


Neste momento, os eventos (congressos, seminários, jornadas, palestras, formaturas solenes, festividades públicas, viagens, campeonatos, competições, encontros, entre outros) permanecem remotos ou suspensos.  Para o segundo bimestre de 2020/2, será avaliada a continuidade das disciplinas teóricas na modalidade remota ou seu retorno à presencialidade, o que está condicionado às orientações e autorizações emitidas pelas esferas governamentais competentes e à análise da conjuntura regional e institucional.  No site Coronavírus é possível encontrar outras informações relativas à volta às aulas e às medidas para o enfrentamento à disseminação da Covid-19 adotadas pela Instituição.