Home

IMPORTANTE

As palestras serão transmitidas pelo Canal do YouTube do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da UPF
https://www.youtube.com/channel/UCjn7S-8t7x-fiKCAqs2afYw

Caso seu resumo não esteja na lista de aprovados e você não tenha recebido email da Comissão Organizadora sobre o parecer do avaliador, entre em contato com cieeh@upf.br indicando o nome do autor e título do resumo enviado.

Mensagem de boas-vindas aos participantes
 
É com muita satisfação, que estamos lhe convidando para participar do V Congresso Internacional de Estudos do Envelhecimento Humano – CIEEH 2020, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano (Mestrado e Doutorado), da Universidade de Passo Fundo (UPF), Brasil. O Evento é um espaço para apresentação e discussão de ideias e projetos de pesquisa ligados ao processo de viver e envelhecer.  

O objetivo do V CIEEH é promover discussões interdisciplinares sobre os aspectos biopsicossociais e gerontecnológicos acerca da inovação, saúde e bem-estar na longevidade.   

Diante disso, nas últimas décadas, a humanidade acompanha o aumento da expectativa de vida e da longevidade, o desenvolvimento científico e a fusão nos domínios físicos, digitais e biológicos das tecnologias convergentes, formadas pelas áreas da biotecnologia, nanotecnologia, nanomedicina, medicina regenerativa, engenharia genética, inteligência artificial e ciência cognitiva. Essas tendências e inovações estão e poderão trazer mais qualidade de vida, saúde e bem-estar a todas as pessoas, principalmente as idosas, com o desenvolvimento de novos fármacos, cirurgias menos invasivas, edição e recorte de genes patogênicos e nanorobôs injetados na corrente sanguínea, com o objetivo erradicar doenças como Alzheimer, câncer e cardiovasculares e promover o envelhecimento saudável e a longevidade. Ao mesmo tempo, há que se garantir espaços de reflexão e de planejamento sobre os modos de produzir, de trabalhar e de envelhecer a partir das diferentes realidades econômicas e sociais que impactam no envelhecimento saudável, implicando em equacionamentos que tangenciam a proteção social e as políticas públicas. Avanços e desafios de tal envergadura requerem discussões, reflexões e posicionamentos técnicos, éticos e bioéticos não somente de professores, pesquisadores e profissionais da geriatria e gerontologia, mas de todas as áreas do conhecimento, de diferentes territórios, em redes de cooperação. Eis a relevância da natureza inter, multi e transdisciplinar de promover estudos sobre o envelhecimento humano.  

Informamos, ainda, que a modalidade do Congresso será totalmente on-line, com palestras, debates, conferências e apresentações de resumos em pôsteres eletrônicos, por meio do Stream Yard, Moodle, YouTube e Google Drive.  

Contamos com a sua presença e participação! 

Comissão Organizadora

Realização                                                                                                  Apoio

Destaques