Geral

Interação Day UPF: mais de 5 mil estudantes conhecerão a vida universitária

25/10/2023

11:13

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: João Lucas da Silva

Durante dois dias, estudantes do Ensino Médio de toda a região conhecerão os cursos e infraestrutura da Universidade

Iniciou hoje, 25, o Interação Day, evento promovido pela Universidade de Passo Fundo (UPF) para estudantes do Ensino Médio. Durante dois dias, mais de 5 mil estudantes de várias escolas da região poderão vivenciar a vida no Campus, descobrir mais sobre as graduações que desejam cursar e imergir na infraestrutura ofertada pela UPF. O evento ocorre nesta quarta e quinta-feira, dias 25 e 26 de outubro, no Campus I em Passo Fundo.

Com uma verdadeira festa no Campus, os estudantes do ensino médio da região chegaram logo cedo, recebidos com música, distribuição de brindes e brincadeiras com outros jovens. Durante o dia, os participantes poderão visitar os cursos das Escolas e Institutos da Universidade, que estão divididos em rotas de visitação. Os visitantes serão recebidos por professores e alunos das graduações, que prepararam experiências imersivas dentro dos cursos, prédios, laboratórios e espaços de aprendizado.

Logo no início da manhã, a Reitoria da UPF recepcionou os estudantes com suas boas-vindas. A reitora, professora Dra. Bernadete Dalmolin, destacou todas as possibilidades de carreira que a juventude pode ter dentro da Universidade. “Que alegria poder mostrar essa cidade universitária para vocês. O nosso grande desejo é que vocês possam sonhar da forma como desejarem, na profissão e no curso que vocês desejarem, no lugar que vocês quiserem. E esse, sem dúvida, é o melhor espaço”, pontuou.

Ela reforçou que, assim como diversos jovem ali presentes, ela também veio de uma cidade pequena. “Eu venho de Caiçara, e a exemplo de muitos de vocês, tive que sair e ir estudar. Uma cidade nova, o estudo, a educação, tudo isso fez diferença na minha vida. E eu tenho certeza que vocês podem sonhar nessa grande Universidade que já formou mais de 100 mil profissionais espalhados no mundo”, disse Bernadete.

Durante a recepção, o pró-reitor Acadêmico Edison Casagranda reforçou que são mais de 500 profissionais da UPF atuando para recepcionar os alunos nos cursos de graduação pelo Campus. “Hoje vocês vão conhecer nossa estrutura de excelência, com laboratórios completos, professores e seus futuros colegas dos nossos cursos, tudo na nossa grande cidade universitária”, destacou.

A excelência e grandiosidade do Campus também foram destacados pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professor Dr. Antônio Thomé, que incentivou a participação dos estudantes, para que explorem os espaços e oficinas e aproveitem a estrutura da Universidade. Além disso, o professor agradeceu aos professores das escolas presentes, que totalizam mais de 300 profissionais da educação junto aos alunos.

O Interação Day

O evento ocorre nesta quarta-feira e amanhã, quinta-feira, 26 de outubro. O Interação Day inicia às 8h, e os participantes terão o dia todo para conhecer as unidades acadêmicas, setores e projetos da UPF. 

No momento do check-in, todos os inscritos deverão apresentar o QR Code que dá acesso ao evento, e pode ser pelo celular, sem necessidade de imprimir. As atividades encerram às 17h30min com apresentação do grupo DC Project, e os estudantes retornam para suas escolas e cidades.