Ensino

Um grande evento para debater o Direito em suas várias áreas

17/11/2020

11:02

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Na noite desta segunda-feira, 16 de novembro, teve início o evento da Faculdade Direito que envolve seminários, semanas acadêmicas e congresso. Promovidos pela Faculdade, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Direto (PPGDireito) e o Programa de Extensão Balcão do Consumidor, os encontros ocorrem de forma on-line com uma programação intensa. A abertura oficial contou com a participação de acadêmicos, professores e da Reitoria da UPF.

Em sua fala inicial, dando boas-vindas aos participantes, o diretor da Unidade, professor Me. Edmar Vianei Marques Daudt, destacou que o evento foi pensado para contemplar toda a comunidade acadêmica, tanto estudantes da graduação quanto mestrandos, bem como de profissionais que atuam nas mais diversas áreas do Direito

Ele ressaltou que a programação conta com a participação de grandes nomes da doutrina jurídica e que, ao longo da semana, temas atuais e de relevância social serão abordados. “Este grande evento mostra que a Faculdade e a Universidade seguem atuando na construção e na solidificação do conhecimento”, destacou, comentando que, na noite de abertura, também foi inaugurada a Biblioteca de palestras jurídicas da Faculdade.

A reitora, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, também participou da solenidade. Ao agradecer a participação dos estudantes, ressaltando que o evento teve mais de 800 inscritos, ela pontuou que os eventos promovidos pelas Unidades auxiliam não apenas na construção do conhecimento, mas também na formação humana e profissional dos participantes. “Com certeza estamos vivendo um momento de desafios, mas também um momento para que vejamos novas oportunidades e sejamos capazes de abrir novos espaços para formação e para experiências. A pandemia mudou os rumos das nossas vidas, mas não nos impediu de buscar novas possibilidades”, frisou Bernadete.

Também estiveram presentes o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Antônio Thomé, o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Dr. Rogerio da Silva, o presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo, Dr. Luiz Fernando Pereira Neto, e o coordenador do evento, Dr. Liton Lanes Pilau Sobrinho.

Os eventos
Dezenas de palestras, debates e conversas serão realizadas até sexta-feira, dia 20. A programação dos seminários, do congresso e das semanas acadêmicos conta com a participação de professores e juristas de mais de 10 países, envolvendo várias instituições de todo o Brasil.

Na noite de abertura, os palestrantes foram o Dr. Otavio Luiz Rodrigues Jr., docente da Universidade de São Paulo, coordenador da Área de Direito da Capes (2018-2022) e membro do Conselho Nacional do Ministério Público; e do Dr. Felipe Chiarello de Souza Pinto, membro Pesquisador do CNPq, membro do Conselho Editorial da Revista da Procuradoria-Geral do Banco Central e Membro Titular da Academia Paulista de Letras Jurídicas, Parecerista na Área do Direito da Capes-MEC e professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Direito da UPF.

Confira AQUI a programação das Semanas Acadêmicas
Confira AQUI a programação do Congresso
Confira AQUI a programação dos Seminários