Literatura

Live em homenagem a Josué Guimarães aborda “As cidades inexistentes”

12/11/2021

11:40

Por: Assessoria de Imprensa

Em homenagem ao centenário de nascimento do escritor gaúcho Josué Guimarães, mais um bate-papo on-line será realizado. Na próxima terça-feira, 16 de novembro, o tema da live é “Josué Guimarães e José Rezende Jr.: as cidades inexistentes”. Será transmitida pelo canal do YouTube da L&PM Editores, às 19h30min. A atividade é promovida pelo Governo do RS, por meio do Instituto Estadual do Livro (IEL/RS), pela Biblioteca Pública Josué Guimarães, pela Prefeitura de Porto Alegre, pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela editora L&PM.

Em busca de analisar as obras “A cidade inexistente” e “Depois do último trem”, nas quais os leitores são apresentados a histórias de cidades fictícias que são inundadas e abandonadas por seus moradores, o coordenador do Acervo Literário de Josué Guimarães (Aljog/UPF) e professor da UPF, Dr. Miguel Rettenmaier, e o escritor José Rezende discutirão as semelhanças e diferenças dos mistérios que envolvem a leitura literária sob a ótica das águas sombrias que assolam os tempos históricos.

José Rezende Jr. lançou em 2019 a obra “As cidades inexistentes” (7Letras) e em 2005 foi vencedor do Jabuti na categoria “Contos e crônicas”. Foi repórter especial de importantes veículos de comunicação do país e atualmente se dedica às oficinas de texto jornalístico, que ministra pelo Brasil afora, e à literatura.

Sobre as lives
Em 2021, completam-se 100 anos do nascimento de um dos grandes escritores brasileiros do século XX: Josué Guimarães. O autor deixou uma obra fundamental como romancista, jornalista e autor de histórias infantis e infantojuvenis. Para celebrá-lo, ao longo de todo este ano, estão sendo promovidas lives e bate-papos sobre a vida e obra deste artista que deixou sua marca na literatura brasileira.