Literatura

Camilo Mortágua é tema da próxima live em homenagem a Josué Guimarães

19/11/2021

14:32

Por: Assessoria de Imprensa

A próxima live em homenagem ao centenário de nascimento do escritor Josué Guimarães será nesta segunda-feira, 22 de novembro. “Lendo Camilo Mortágua” com a participação dos escritores Luís Augusto Fischer e Juremir Machado da Silva é o tema do bate-papo on-line, que será transmitido pelo canal do YouTube da L&PM Editores, às 19h30min. A atividade é promovida pelo Governo do RS, por meio do Instituto Estadual do Livro (IEL/RS), pela Biblioteca Pública Josué Guimarães, pela Prefeitura de Porto Alegre, pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela editora L&PM.

“Camilo Mortágua” (1980) foi o último grande romance de Josué. Na ficção, há uma confluência entre drama histórico e drama individual. A obra apresenta aos leitores um painel de uma cidade e de classes sociais, ao mesmo tempo que a um exame dos sentimentos e paixões dos indivíduos por meio da decadência de uma família de pecuaristas da fronteira gaúcha, com todas as suas misérias e grandezas.

Luís Augusto Fischer e Juremir Machado da Silva refletirão sobre a importância dessa obra atemporal e discutirão suas leituras acerca da narrativa, em seu tempo histórico e ficcional.

Sobre as lives
Em 2021, completam-se 100 anos do nascimento de um dos grandes escritores brasileiros do século XX: Josué Guimarães. O autor deixou uma obra fundamental como romancista, jornalista e autor de histórias infantis e infantojuvenis. Para celebrá-lo, ao longo de todo este ano, estão sendo promovidas lives e bate-papos sobre a vida e obra deste artista que deixou sua marca na literatura brasileira.